Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Uma fé à escolha

Uma fé à escolha

Imagem Ammentorp/Bigstock.com

«Um novo adversário do cristianismo cresceu nas últimas décadas: a forma de religião própria da sociedade opulenta e de consumo. É um adversário mais poderoso e perigoso do que o comunismo.»

Quantas páginas de revista, de ensaios e de jornais foram dedicadas ao fenómeno do consumismo, e quantas vezes determinadas políticas fazem de tudo para «incentivar os consumos», na convicção que seja uma panaceia para a economia nacional.

Um filósofo original como o italiano Augusto del Noce (1910-1989), naquele passo acima citado de uma intervenção no Meeting de Rimini, colhia um aspeto particular, ousarei dizer "sacral", do frenesi consumista: ele inquina também o campo religioso e gera uma espécie de fé acomodatícia, podemos dizer "à la carte".

Como acontece quando no restaurante nos é trazido a carta do menu e nós escolhemos o que nos agrada, assim se combina uma fé que seleciona tudo aquilo que é menos ofensivo, menos específico e empenhativo.

Nasce, deste modo, «a religião própria da sociedade opulenta e consumista», como diz Del Noce. Exemplar neste sentido é a "New Age" e movimentos afins, que mistura mensagem e massagem, ioga e iogurte, a sua eucaristia é a dieta, a confissão é a cadeira do psicanalista, o seu templo um santuário do "fitness".

O filósofo tem razão ao dizer que esta atitude é mais perigosa do que o ateísmo rigoroso, porque este obriga-te a encontrar as razões autênticas da tua fé e a confrontá-las, enquanto a espiritualidade vaga e incolor do bem-estar dissolve o crer numa poeira dourada que ignora a firmeza da fé e a força do viver moral.



 

Card. Gianfranco Ravasi
Presidente do Conselho Pontifício da Cultura
In "Avvenire"
Publicado em 11.11.2016

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos