Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Católica abre novas licenciaturas em Design e Património

Imagem

Universidade Católica abre novas licenciaturas em Design e Património

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa vai abrir no ano letivo de 2015/16 duas novas licenciaturas em regime presencial: "Design e Artes Visuais" e "Ciências do Património Artístico e Cultural".

«A formação estética, contemporânea e abrangente, é apoiada na reflexão filosófica e na análise das diversas correntes das artes e do design», refere o texto de apresentação do curso de Design e Artes Visuais, que requer dos candidatos provas de ingresso em Desenho ou Geometria ou História da Cultura e das Artes.

A licenciatura pretende estimular «a iniciativa e a criatividade visando o desenvolvimentos técnico-estético da arte e do design no seio das mudanças atuais», ao mesmo tempo que fomenta «os valores da autonomia, da responsabilidade e da liberdade de acordo com a matriz pedagógica da instituição».

Designer, artista plástico, museologia, livros e publicações, indústrias criativas, organismos culturais, crítica de arte, galerias e comércio de arte, ensino e investigação são algumas das saídas profissionais referidas.

Entre as disciplinas que compõem o plano curricular dividido em seis semestres encontram-se História da Arte, Desenho, Geometria, Design, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Visual, Tecnologias Digitais, Movimentos de Pensamento Contemporâneo e Vídeo.

Igualmente seccionada em três anos, a licenciatura em Ciências do Património Artístico e Cultural «articula numa visão integradora várias áreas fundamentais do património, do livro, arquivística e biblioteconomia, e da mediação artística e cultural».

O curso «garante uma oferta formativa de qualidade, apostada no cruzamento de saberes, na criatividade e iniciativa pessoal, e no desenvolvimento de competências fundamentais» que capacitam os estudantes «para um vasto conjunto de atividades profissionais ligadas aos vários domínios do património».

Organismos autárquicos, setores culturais de organismos públicos, órgãos de comunicação social, museus e sítios patrimoniais, centros, fundações e associações culturais, galerias e casas de arte, bibliotecas, arquivos e centros de documentação, indústrias criativas e culturais, organização de eventos artísticos e culturais e investigação nas áreas do património histórico, artístico e cultural constituem algumas das alternativas apontadas para os alunos que concluem a licenciatura.

O plano curricular inclui disciplinas como Arte Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, Metodologia e Práticas da Investigação , Culturas Pré-Clássicas, História da Arte em Portugal,  Cultura Portuguesa,  Cristianismo e Cultura, Multimédia, Iconografia,  Estética, Arte Sacra e Teologia, Psicologia da Arte e da Cultura, Museologia, Comunicação da Arte e da Cultura, Políticas Culturais,  Ética e Cultura, Marketing da Arte e da Cultura, Direito e Património Cultural.

Artes e Terapia, Espaços Arquitectónicos, Urbanismo e Paisagem,  Arqueologia e Topografia Antiga, Fundamentos de Paleografia são alguns dos módulos opcionais deste curso, que requer a prova de ingresso em Português ou História ou História da Cultura e das Artes.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 31.03.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Imagem
Entre as disciplinas que compõem o plano curricular dividido em seis semestres encontram-se História da Arte, Desenho, Geometria, Design, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Visual, Tecnologias Digitais, Movimentos de Pensamento Contemporâneo e Vídeo
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos