Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Universidade Católica associa-se ao Dia Mundial da Filosofia e evoca centenários de Kierkegaard, Camus e Ricoeur

A Universidade Católica Portuguesa associa-se ao próximo Dia Mundial da Filosofia, 21 de novembro, com a evocação do centenário do nascimento dos pensadores Soren Kierkegaard, Albert Camus e Paul Ricoeur.

O encontro, que decorre na sede da universidade, em Lisboa, começa às 9h00 com a abertura oficial das celebrações do Dia Mundial da Filosofia, que se celebra na terça quinta-feira de novembro.

Às 9h15 está prevista a abertura do segundo encontro de filosofia para crianças e criatividade “Sentir pensamentos, pensar sentidos”, iniciativa com entrada livre mas sujeita a inscrição prévia.

“Reconhecimento e Filosofia Aplicada” (Mendo Henriques), “Como preparar uma sessão de filosofia para crianças” (Dina Mendonça), “Filosofia no Jardim de Infância? Porquê?” (Ana Dominguez) e “Uma experiência de contaminação entre a Filosofia com Crianças e a Arte” (Rita Pedro) são algumas das conferências agendadas.

O simpósio evocativo dos filósofos nascidos em 1813 (Kierkegaard) e 1913 (Camus e Ricoeur) inicia-se às 17h30 e tem entrada livre, sem necessidade de inscrição.

As conferências são as seguintes: “Kierkegaard e as figuras do Mestre” (Carlos Morujão), “Camus e o dilema de Jonas: solitário ou solidário?” (Maria de Lourdes Sirgado Ganho), “Ricoeur: o homem e a obra” (Joaquim Teixeira) e “Paul Ricoeur, intérprete dos direitos humanos” (Sérgio Salles).

Pelas 19h00, Jorge Vaz de Carvalho fala sobre “Nietzsche e Wagner: a Gaia Tragédia”, seguindo-se um período de debate.

As comemorações do Dia Mundial da Filosofia na Universidade Católica resultam de uma parceria com a Unesco-Portugal, Universidade dos Açores e Universidade Católica de Petrópolis (Brasil).

O Dia Mundial da Filosofia foi criado em 2002 pela ONU para encorajar os povos a partilhar a sua herança filosófica e a abrir-se a novas ideias, bem como a inspirar o debate público entre pensadores e a sociedade civil no que respeita aos desafios que atravessam a sociedade.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página