Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Universidade Católica Editora evoca António de Sousa Franco

A Universidade Católica Editora lançou o volume “António Luciano de Sousa Franco: a força do humanismo cristão”, que entre os autores inclui o constitucionalista Jorge Miranda e Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e do Tribunal de Contas.

O volume abre com um texto evocativo do jurista e político (1942-2004) assinado pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia, seguindo-se o artigo “Universitário”, de Jorge Miranda.

“Político e governante” (Guilherme d’Oliveira Martins), “Militante e dirigente católico” (Pedro Roseta) e “Diretor da Faculdade [de Direito]” (Germano Marques da Silva) são os testemunhos apresentados seguidamente.

O livro de 60 páginas termina com o texto “Sousa Franco e a Universidade Católica Portuguesa”, de Manuel Braga da Cruz, anterior reitor da instituição.

Em 2004 foi criada na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, a Cátedra Professor Doutor António de Sousa Franco (Direito Penal Tributário).

Sousa Franco (1942-2004) foi duas vezes ministro das Finanças e presidiu ao Tribunal de Contas. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoAntónio de Sousa Franco

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página