Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ensino

Universidade Católica reforça formação teológica pela internet

As aulas presenciais dos três anos da licenciatura em Ciências Religiosas, organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, vão passar a estar concentradas em dois dias por semana.

A centralização deve-se à adoção do “b-learning”, método de transmissão de conteúdos que une a formação pela internet às tradicionais aulas presenciais, que continuam a ser ministradas em horário pós-laboral.

O método, que começou a ser executado progressivamente em anos anteriores, vai ser aplicado em Lisboa, enquanto que os núcleos de Porto e Braga mantêm a lecionação integral através de aulas presenciais.

A licenciatura possibilita «aceder a um conhecimento teológico, de nível universitário, da tradição bíblica e cristã», ao mesmo tempo que permite aos portadores de outra habilitação de nível superior a formação complementar para a docência de Educação Moral e Religiosa Católica, explica o site da Faculdade de Teologia.

O investimento da Faculdade de Teologia na formação pela Internet liberta parcialmente as deslocações à universidade, facilitando a aquisição de conhecimentos por parte de estudantes com horários apertados ou que residam em locais afastados de Lisboa.

A experiência adquirida com o ensino “online” começou com a formação em Património e Turismo Religioso, seguida do curso Síntese Catequética Avançada, que em outubro entra na oitava edição consecutiva, com a possibilidade de os estudantes escolherem se pretendem ou não ser avaliados.

A Síntese Catequética Avançada, com a duração de um ano em regime de “e-learning” (ou seja, os conteúdos são na maior parte transmitidos pela Internet), propõe-se oferecer «uma síntese espiritual e doutrinal da fé cristã através de um percurso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica».

Os dois cursos constituem uma oportunidade para a formação individual e para o serviço das comunidades cristãs.

 

Rui Martins
Agência Ecclesia / SNPC
20.06.11

Imagem
Curso Síntese Catequética Avançada

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página