Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Universidade Católica, Renascença e Agência Ecclesia assinalam primeiro ano do papa Francisco

Quatro personalidades das áreas da psicologia, apoio aos refugiados, economia e música vão analisar o mesmo número de frases emblemáticas proferidas pelo papa Francisco no primeiro ano do seu pontificado.

A iniciativa integra o programa da conferência "Francisco: um papa do fim do mundo" que a Renascença, a Agência Ecclesia e a Universidade Católica Portuguesa organizam esta terça-feira, 11 de março, em Lisboa.

«Ir às periferias», pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres (depoimento em vídeo), «Esta economia mata», pelo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, «Peço que se rebelem», pelo cantautor Manuel Fúria, e «Com licença, desculpa, obrigado», pela psicóloga Margarida Neto, constituem as frases e respetivos comentadores.

A sessão começa antes deste painel, às 15h00, com a conferência "O pontificado do papa Francisco", proferida por Adriano Moreira, distinguido em 2009 com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em nome da Igreja católica em Portugal.

A intervenção, que será seguida do vídeo "Temas de um ano de pontificado", é comentada e moderada por João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.

Pelas 17h00 realiza-se o painel "Como o Vaticano se tornou próximo", com comunicações de dois jornalistas especialistas em assuntos do Vaticano (vaticanistas), Aura Miguel (Renascença) e Octávio Carmo (chefe de redação da Agência Ecclesia), bem como do jornalista e comentador Henrique Monteiro, e do poeta Pedro Mexia.

O encontro, que visa «analisar gestos e mensagens do papa Francisco», decorre na Universidade Católica (edifício da Biblioteca, Sala de Exposições, 2.º andar), terminando pelas 18h00.

O papa Francisco foi eleito a 13 de março de 2013, depois da renúncia de Bento XVI, que teve efeito a 28 de fevereiro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 06.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Papa Francisco

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página