Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano associa-se à construção de estádio de futebol em Lampedusa

Imagem

Vaticano associa-se à construção de estádio de futebol em Lampedusa

A Academia Pontifícia das Ciências, organismo integrado na estrutura do Vaticano, recebe esta quarta-feira a conferência de imprensa de apresentação do projeto "The Bridge - Un ponte per Lampedusa" (Uma ponte para Lampedusa), que consiste num estádio de futebol para a ilha do Mediterrâneo, à qual têm chegado dezenas de milhares de migrantes à procura de uma vida melhor.

O projeto, que obteve o patrocínio do Jubileu da Misericórdia, iniciativa do papa Francisco que se prolonga até novembro, é promovido pela Liga Nacional de Futebol Profissional B (que em Portugal tem como equivalente a Segunda Liga), em parceria com a administração da ilha italiana.

Espera-se que a construção, abarcando um campo de futebol de erva natural e sintética, dotado de tribuna coberta de 500 lugares, balneários e iluminação, permita aos jovens das equipas locais de futebol amador, aos estudantes de todos os níveis de escolaridade e aos imigrantes acolhidos pelo centro de acolhimento local beneficiar de um conjunto de oportunidades desportivas, percursos formativos e integração social.

«Trata-se de um projeto emocionante», declarou à Rádio Vaticano o presidente da Liga B, Andrea Abodi, que se referiu à influência que o papa Francisco está a exercer para «fazer compreender a exigência de construir pontes, e não muros».

«Nós pensámos o projeto sobretudo para testemunhar a sensibilidade do mundo do futebol, que nem sempre se distingue por este tipo de projetos, quanto a uma comunidade que nos está a ensinar muitas coisas na vertente da humanidade e da simplicidade da relação com os outros», assinalou.

O responsável revelou que há a expetativa de inaugurar a estrutura em 2017, «e seria fantástico poder fazê-lo com a presença do Santo Padre», tendo também anunciado que durante cinco épocas a Liga B apoiará a equipa juvenil amadora da ilha, permitindo-lhe jogar no respetivo campeonato, de que tem estado excluída devido aos custos das viagens.

Andrea Abodi sublinhou que a estrutura não será apenas reservado para a atividade desportiva, «mas também para a cultura e a formação desportiva», porque quem frequentar o estádio de Lampedusa terá, da parte da Liga B, «o apoio necessário para fazer crescer a sensibilidade e a culturas das regras do desporto».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 16.05.2016 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos