Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

Vaticano une-se a caminhos de ferro italianos para oferecer «viagem através da beleza» a 250 crianças

A Santa Sé uniu-se à companhia estatal ferroviária italiana para oferecer uma «viagem pela beleza» a 250 crianças, num trajeto de 600 km que este domingo vai unir Milão, no norte, à estação do Vaticano.

Após o desembarque, os passageiros deste comboio, crianças de 6 a 10 anos, residentes em Itália, de 12 nacionalidades e com problemas psicossociais, vão encontrar-se com o papa Francisco, revelam os serviços informativos da Santa Sé.

A iniciativa, "O comboio das crianças - Viagem através da beleza",  nasce no contexto do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja Católica para o diálogo entre crentes e não crentes, coordenada pelo Pontifício Conselho da Cultura, organismo presidido pelo cardeal Gianfranco Ravasi.

A composição "Flecha de Prata", com sete carruagens, vai ter paragens em Bolonha e Florença.

Uma banda musical infantil acolherá as crianças, muitas das quais nunca viajaram, que levam consigo trabalhos preparados nos últimos meses, como desenhos, vídeos e pequenas histórias.

O objetivo do projeto é promover a experiência da arte e proporcionar o conhecimento da linguagem das imagens, educando as crianças para a beleza e para a cooperação, refere o Pontifício Conselho da Cultura.

«Parti precisamente das crianças porque penso que está nelas a raiz da qual devemos construir uma geração de jovens que tenham a beleza da criatividade - que não pareçam já velhos à partida, que não estejam já desencorajados como nós, mas que estejam prontos a viver pelo melhor o futuro que os espera», declarou Ravasi.

Após a chegada à estação de Roma - S. Pedro, uma locomotiva a diesel fará o percurso até ao Vaticano, para o encontro com o papa.

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página