Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cultura e espiritualidade

Via-sacra inspira peça sonora e cénica

Partiu do pároco da Sé do Porto, padre João Carrapa, o convite que vai resultar na peça sonora e cénica “Sancta Viscera Tua”, inspirada nos passos da via-sacra, que vai ser apresentada em abril na Cidade Invicta e em Guimarães.

Cerca de 120 artistas vão dar voz e movimento à peça de Jonathan Uliel Saldanha, que convida o espetador a escutar e a circular livremente pelas igrejas onde vai ser exibida, revela o site “Porto24”.

O compositor explica na sua página que “Sancta Viscera Tua” é uma «peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra - literalmente percurso sacro - que na sua génese propõe a re-encenação do sacrifício; numa celebração que é também vestígio dos mais primordiais ritos de transformação e mediação entre materiais e sentidos».

FotoFrancisco Queimadela/Porto24

A coprodução, que resulta de uma parceria com o coro comunitário de Guimarães Outra Voz, Catarina Miranda e o coletivo SOOPA é «uma construção vibracional de som, gesto, luz e voz», explicou o compositor.

Em “Sancta Viscera Tua”, «a voz, enquanto organismo primordial constituído por uma extrema visceralidade, estabelece-se enquanto fluxo sonoro que transforma pela matéria o sentido, filtrando pelas suas cavidades internas ruídos, vibrações e ímpetos”.

FotoFrancisco Queimadela/Porto24

A peça vai ser apresentada este sábado no Porto, às 21h30, na igreja de Santa Clara, na freguesia da Sé, e no dia 16, à mesma hora, na igreja de S. Francisco, em Guimarães.

Com entrada é gratuita, limitada à lotação dos espaços, a iniciativa conta com o apoio da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Câmara Municipal do Porto e Goethe Institut.

FotoFrancisco Queimadela/Porto24

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página