Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Vida dupla» e «mentira» são inconciliáveis com Deus: Não estejas com um pé na luz e outro nas trevas, pede papa

Imagem

«Vida dupla» e «mentira» são inconciliáveis com Deus: Não estejas com um pé na luz e outro nas trevas, pede papa

Recusar a duplicidade e a mentira: foi este o apelo que o papa lançou esta manhã, na missa a que presidiu, no Vaticano: «Se tu dizes que estás em comunhão com o Senhor, então caminha na luz. Mas a vida dupla, não».

«Essa mentira que nós estamos tão habituados a ver, inclusive a cairmos nela, também nós. Dizer uma coisa e fazer outra. É sempre a tentação», afirmou Francisco, citado pela Rádio Vaticano.

O papa referiu-se à primeira leitura bíblica proclamada nas missas desta sexta-feira, atribuída ao apóstolo João (1 Jo 1, 5 – 2, 2): «Com muita doçura, com muita mansidão, este avô diz à Igreja “adolescente”, à Igreja jovem: “Não sejas mentirosa. Tu estás em comunhão com Deus, caminha na luz. Faz obras de luz, não digas uma coisa e faças outra».

«Caminhamos na luz porque Deus é luz. Não andar com um pé na luz e outro nas trevas. Não ser mentiroso», reforçou Francisco.

No Evangelho, Jesus faz um convite: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

«Ninguém pode dizer: “Este é um pecador, esta é uma pecadora. Eu, graças a Deus, sou justo”. Não, só um é Justo, aquele que pagou por nós. E se alguém peca, Ele espera-nos, perdoa-nos, porque é misericordioso e sabe bem de que somos plasmados e recorda que somos pó», acentuou Francisco.

A terminar a homilia, o papa disse: «Que a alegria que nos dá esta leitura nos conduza para a frente na simplicidade e na transparência da vida cristã».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 29.04.2016 | Atualizado em 14.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos