Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vive por mim

Imagem D.R.

Vive por mim

Recordo uma vez que entrei no quarto do meu irmão doente e o encontrei só. Era uma tarde clara, o Sol declinava enchendo a sala de uma luz especial. Fez-me sinal para que me acercasse e descansando as suas mãos nos meus ombros olhou-me com doçura e amor, em silêncio. Por fim, disse: «Bom, vai brincar. Vive a vida por mim». Eu saí e fui brincar. Muitas vezes a recordação destas palavras me faz chorar.

Hoje retalhei um pequeno parágrafo desse monumento literário que é o romance "Os irmãos Karamazov" (1879-80), do grande F. Dostoievski. O velho starets (mestre espiritual) Zosima, um dos personagens da obra, reevoca a experiência vivida aos oito anos, quando um seu irmão, Markel, atingido por um mal incurável, o tinha convidado a não sofrer pelo seu fim iminente, mas a continuar a viver, mantendo assim acesa a tocha da sua própria existência agora votada a extinguir-se antes de tempo.

«Vive por mim!»: é uma frase eficaz e vigorosa que devemos fazer ecoar dentro de nós quando vemos encerrar-se a vida de pessoas queridas ou de testemunhas corajosas. Há uma herança a recolher e a continuar. Não é cristão cair na prostração, na memória nostálgica e inerte quando perdemos parentes ou amigos ou pessoas que nos guiaram e apoiaram. Nesse momento cabe a nós retomar o fio do Espírito que trabalhou neles e continuar a fazê-lo respirar na história e no mundo. É isto que também o Cristo ressuscitado propõe aos seus discípulos: «Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas» (Atos 1,8).

 

P. [Card.] Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 07.06.2016

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos