Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura

Bento XVI está no top dos livros

Bento XVI não tem o sucesso de João Paulo II, nem mesmo a vender medalhas ou pagelas ou outros produtos do género. Mas o Papa Ratzinger é um sucesso nos livros: uma obra de sua autoria esteve já em primeiro lugar nas vendas das livrarias Almedina e as principais lojas estão a fazer campanhas com dezenas de títulos já publicados de ou sobre o actual Papa - cerca de 70, no total.

Em Abril, as livrarias Almedina fizeram uma campanha sobre religião e ciência. O suficiente para um livro do Papa ficar entre os mais vendidos. A obra "Existe Deus?", um debate entre o então cardeal Joseph Ratzinger e o filósofo ateu italiano Paolo Flores d"Arcais, director da revista Micromega, esteve em primeiro lugar no top de não-ficção durante uma semana e manteve-se na lista dos livros mais vendidos durante todo o mês.

Bento 16Audiência geral de 5.5.2010, Roma (Getty Images)

Ontem mesmo, o top da Almedina continuava a ter o mesmo livro entre os mais vendidos, disse ao PÚBLICO Carolina Santiago, directora de compras. O título foi entretanto ultrapassado por Jesus de Nazaré, publicado por Ratzinger há dois anos (o segundo volume está para sair em breve), um dos mais vendidos quando saiu.

Este sucesso nos livros repete-se nas livrarias Bertrand, Fnac e Wook, mesmo se com características diferentes. Na Bertrand, há uma selecção de uma dezena de títulos. Um deles, As Razões de Bento XVI, da jornalista Aura Miguel, publicado na semana passada, estava ontem em quinto lugar entre os mais vendidos.

Bento 16 Audiência geral de 5.5.2010, Roma (Reuters)

A mesma obra está em oitavo lugar nas lojas da Fnac, que esta semana iniciou uma campanha com vários títulos de e sobre Bento XVI. Sónia Amaro, gestora de produto, diz que a selecção inclui novidades, títulos anteriores de Joseph Ratzinger e outras obras de temática religiosa.

Nas livrarias Wook, da Porto Editora, há uma campanha online, numa página especial onde os títulos estão em destaque. As lojas terão uma montra a partir do fim-de-semana.

As livrarias Paulinas têm um total de 70 títulos disponíveis (50 do próprio Ratzinger ou Bento XVI), na sua rede, a quarta maior do país.

Bento 16Bento XVI preside à oração do Angelus. Vaticano. 10.5.2010 (Reuters)

António Marujo
In Público, 7.5.2010
09.05.10

Bento 16
Vaticano, 9.5.2010
Getty Images

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página