Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Rituais fúnebres

Nova Orleães: Funeral Jazz

Só numa cidade que mescla tantas tradições religiosas, musicais e étnicas como New Orleans é que se poderia esperar encontrar algo como os Funerais de Jazz.

Como tudo o resto na cidade, estas procissões fúnebres têm as suas raízes em tradições de diferentes origens, tal como a espiritualidade africana e os enterros militares católicos, para além da cultura própria da comunidade negra americana.

Mais do que uma tradição religiosa, uma vez que o seu uso atravessa as fronteiras étnicas, trata-se de um colorido cultural que é dado às procissões fúnebres.

Foto

Tradicionalmente uma banda acompanha a procissão fúnebre a partir da casa do falecido, ou então da Igreja, até ao cemitério. Pelo caminho os intérpretes tocam hinos e músicas sombrias e melancólicas.

Imagem

A partir do momento em que o corpo é sepultado o tom muda radicalmente. Os músicos passam a tocar música alegre e mexida, em homenagem à sua vida. Tanto os músicos como os restantes enlutados começam a dançar e mesmo meros curiosos podem-se juntar.

Foto

É frequente quem não toca um instrumento fazer-se acompanhar de uma sombra ou de um lenço, que agita no ar enquanto dança.

A utilização de bandas nos enterros decaiu um pouco entre a comunidade branca, mas mantém-se forte entre as comunidades protestantes negras, sendo indispensável, sobretudo, nos enterros de músicos.

 

 

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 20.02.11

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página