Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O que pode ser hoje uma espiritualidade cristã? (I)

1. Espiritualidade não se confunde com vida espiritual enquanto spiritualitas, termo desconhecido nos autores do 1º milénio, mas antes se define enquanto vida segundo o espírito, que em S. Paulo se opõe à vida segundo a carne, baseada no egoísmo.

2. A vida espiritual não é outra vida senão aquela que vivemos no nosso corpo. Esta vida leva à plena humanização do homem no seu corpo.

3. Temos o direito de falar de vida interior? Devemos fazê-lo a partir da vida interior humana. Devemos recuperar a unidade e unicidade da vida espiritual cristã. O mesmo Espírito que nos habita chama-nos a cumprir funções diversas no Corpo de Cristo, mas não se deve falar em diferentes espiritualidades nas suas aplicações exteriores, devendo a espiritualidade cristã manter-se inalterável (Bowyer).

4. A vida espiritual cristã tem uma forma cristocêntrica, encontra a sua figura em Cristo. Ele é narrador e revelação do Deus Trinitário, é a imagem de Deus invisível. Sabemos qualquer coisa de Deus a partir daquilo que Jesus narrou e disse (Cf. Jo 1, 18). Procurar Deus significa seguir Cristo. Mas se o Espírito Santo é o invisível de Deus que se torna visível nos seus frutos, então o Espírito Santo torna-se visível na humanidade de Jesus Cristo (nos seus gestos, no falar, no Seu reportar-se com a natureza e os pobres, etc), e não apenas no momento inicial da vida de Jesus. A Sua vida é gerada e guiada pelo Espírito Santo. Se Paulo fala do homem que se deixa guiar pelo Espírito, e por isso é filho de Deus, então Jesus é aquele homem que mais se deixou guiar totalmente pelo Espírito de Deus. A vida segundo o Espírito tem, portanto, uma forma cristológica. Jesus vive a sua vida espiritual na dinâmica de relação com o Pai, que é Abba.

5. À luz de Cristo, verdadeiro centro focal que ilumina a nossa vida espiritual, a vida espiritual cristã aparece como cura / cuidado do humano. No cristianismo, o homem aparece como (re)criado em Cristo. O corpo humano é templo do Espírito Santo. Então a vida espiritual cristã é chamada a colocar em prática a vida espiritual de Cristo, afirmando o primado da pessoa. Pessoa que se realiza no encontro com os outros e no amor. Devemos realizar em nós o nome e o rosto de Cristo. A vida espiritual cristã tende a construir plenamente o homem, e não um tipo de homem, certo de que em Cristo está a revelação do homem como Deus o quer. Se não há o homem, não há o padre, o monge, nem sequer o cristão. Por isso, o humano como Cristo o viveu deve ser o critério de vida espiritual. O que é humano autenticamente segundo Cristo é autenticamente espiritual; e o que é autenticamente espiritual segundo Cristo é autenticamente humano. Autores antigos falavam de deificação (Theosis) não no sentido ontológico, mas no sentido personalístico. Mas como poderemos ser “deus” se ainda não somos homens? Precisamos primeiro de ser homens segundo Cristo, isto é, pessoas que amam como Cristo amou.

 

Luciano Manicardi
Lisboa, 22.10.2010
Texto recolhido por David Palatino
© SNPC | 15.12.10

FotoO Evangelho segundo Mateus
Pier Paolo Pasolini

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página