Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese do Porto

Viagens com Alma: Em torno da herança de Cluny

O Departamento de Bens Culturais da diocese do Porto apresenta a 27 de outubro o projeto “Viagens Com Alma - Em Torno da Herança de Cluny”, iniciativa que envolve Património, Arte e Turismo.

O evento, que se realiza no Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto), pelas 16h00, conta com as intervenções do bispo diocesano, D. Manuel Clemente, de um representante da Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional-Norte e do porta-voz do Secretariado Diocesano de Liturgia, padre Manuel Amorim.

O programa inclui a apresentação de uma curta-metragem realizada por Michele Putortì e a atuação do ensemble de música antiga "Mi Contra Fa" — voz, flautas, alaúde e vihuela —, que interpreta peças posteriormente misturadas pelo polaco Michal Jacaszek, autor e produtor de música electroacústica.

O cineasta Pedro Maia, por seu lado, oferece uma variante do seu projeto "Super 8 Series", em que explora os limites sensoriais da repetição e da abstração.

Às 22h00 realiza-se um “live act” produzido pela companhia "Visões Úteis", com imagens e música misturadas em tempo real a preencher o claustro do edifício, uma performance inspirada nos cruzamentos artísticos e históricos que marcam o projeto.

A participação no evento é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia até 21 de outubro.

A abadia de Cluny, fundada em 910 na atual França, foi um centro de renovação monástica na Europa durante a Idade Média.

 

© SNPC | 13.10.10

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página