Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Maria, Jesus e papa Francisco pedem “Caridade” junto dos invisíveis

Nestes longos e difíceis meses, foram muitas as ocasiões em que o papa, ao rezar e meditar sobre a pandemia, convidou à abertura a um novo olhar para os últimos e para a pobreza, a dar novo sentido e forma à palavra solidariedade.

Da capela da casa de Santa Marta, da Praça de S. Pedro, as reflexões sobre o Covid-10, cujos dramáticos efeitos são, além de ordem sanitária, também sociais e económicos, repercutem-se na série de murais, intitulados “Caritas”, que AleXsandro Palombo realizou recentemente em alguns locais de Milão.







Os desenhos retratam o papa Francisco, e também Maria com o Menino Jesus, que pedem a caridade em copos que lembram uma conhecida marca de refrigerante, numa proximidade poderosa e imediata com quantos se encontram em dificuldade extrema.

A Mãe de Jesus e o pontífice acompanham as vítimas das desigualdades sociais, caminhando juntos – estando na «mesma barca» – com quem se gasta na esperança de conseguir dar, finalmente, visibilidade aos invisíveis, aos «descartados», restituindo-lhes a dignidade humana. E o seu serem filhos de Deus.



Imagem © AleXsandro Palombo

Imagem © AleXsandro Palombo


Desde há décadas que o italiano Palombo, de 46 anos, tenta colocar-se na pela de quem é marginalizado e remetido para os guetos, buscando convidar o espetador a subverter estereótipos e exclusões.

Desta atitude emergem, como exemplos, as suas obras dedicadas às princesas Disney com deficiência e à violência doméstica, ambas com títulos interrogativos: “Do you still like us?” e “What kind of man are you?”.

E em 2014, o artista dedicou a campanha “I can’t breathe” às vítimas do racismo nos EUA. Então, foi Michael Brown, hoje é George Floyd. E para evocar este último, vítima mortal de abuso de poder policial, os “Simpsons” foram agora pintados de negro.


Imagem © AleXsandro Palombo

Imagem © AleXsandro Palombo

 

A partir de texto de Giulia Galeotti
In L'Osservatore Romano
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Imagem: © AleXsandro Palombo
Publicado em 03.06.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos