Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Brasil

Arquidiocese de Belo Horizonte publica «nota de solidariedade» pela morte de Oscar Niemeyer

A arquidiocese de Belo Horizonte, no Brasil, publicou esta quarta-feira uma nota de condolências pelo falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto da nova catedral e da igreja de S. Francisco de Assis, ambas na capital de Minas Gerais.

O texto refere que a arquidiocese «manifesta solidariedade aos familiares e amigos do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu na noite desta quarta-feira, dia 5, em decorrência de uma infeção respiratória».

«O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, projetou a Catedral Cristo Rei - obra que a Arquidiocese de Belo Horizonte pretende iniciar em março de 2013», além de ter concebido «a cidade de Brasília e outros monumentos pelo país como prédios, igrejas e museus.»

A nota recorda que a capital mineira «recebeu importantes obras do arquiteto», como o Conjunto Arquitetónico da Pampulha (igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile, Iate Clube e Museu de Arte da Pampulha), o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, no centro da cidade, o Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, e a Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas.

Oscar Niemeyer, que nasceu em 1907 no Rio de Janeiro, completaria 105 anos no dia 15 de dezembro.

Assinou cerca de 500 obras nas principais cidades brasileiras e na Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, Israel e Líbano, entre outros países.

Entre os prémios recebidos incluem-se o Pritzker de Arquitetura, Unesco (categoria Cultura), Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 06.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoOscar Niemeyer
diante da catedral de Brasília,
um dos seus projetos

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página