Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Projecto “A Lua de Joana”: Dependências e Liberdade

1. É um projecto inspirado no livro – “A Lua de Joana” – de Maria Teresa Gonzalez, texto que visa fazer pensar sobre a droga, suas causas e consequências. Este projecto adapta ao teatro este livro, e, com uma equipa de profissionais, põe em cena momentos de vida, ou de falta dela, relacionados, pelo menos indirectamente, com qualquer um de nós.

2. É um projecto cultural e artístico acolhido pelo Centro Cultural Franciscano e apresentado pela Artyaplausos – Associação Cultural. A peça está em cena de 13 de Janeiro a 31 de Março de 2007, no Largo da Luz, 11, em Carnide – Lisboa; para o público em geral, Sábados (21.30) e Domingos (16.00); para grupos e escolas, durante a semana, de manhã ou de tarde.

3. É um projecto educativo, que procura envolver todos os agentes de educação, nomeadamente a comunidade escolar. Tendo como ponto de partida o espectáculo, com todos os seus elementos artísticos, pretende incentivar um itinerário educativo, sobretudo nas escolas, com a realização de variados trabalhos, também eles de carácter artístico (filme, pintura, texto, música, dramatização, fotografia, etc.), a apresentar no mês de Abril, na sede do projecto, no Centro Cultural Franciscano.

4. É um projecto de educação para a saúde. O itinerário educativo proposto às escolas visa não apenas a droga – problemática tratada no livro e na peça de teatro – mas também outras dependências: alcoolismo, tabagismo, psicofármacos e “novas dependências” (jogos, Internet, telemóveis, etc.). A proposta temática de fundo – Dependências e Liberdade – procura situar a problemática no centro de cada pessoa, enquanto liberdade.

5. É um projecto de investigação em educação para a saúde, com o apoio do Centro de Bioética e Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias. A fundamentação científica e ética está garantida pelos profissionais de saúde, membros deste Centro.

6. É um projecto aberto à comunidade nacional, com divulgação pelos meios de comunicação social; com apresentação do mesmo em encontros culturais e científicos de relevância, tais como o III Encontro Nacional de Referentes da Pastoral da Cultura (Fátima, 13 de Janeiro de 2007) e o II Congresso Nacional da Pastoral da Saúde (1 a 3 de Fevereiro de 2007); e com realização do mesmo noutros locais do país.

7. É um projecto aberto a outras iniciativas, nomeadamente da comunidade eclesial, porque educar para a saúde também é ser cristão, ser Igreja, educar para a saúde também é evangelizar.


 

Frei Hermínio Araújo
Director do Centro Cultural Franciscano
Publicado em 03.05.2007 | Atualizado (mudança de grafismo da página) em 17.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos