Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Bento XVI recebe os parabéns com hino de louvor de Mendelssohn

O Coro e a Orquestra Gewandhaus, da cidade alemã de Leipzig, executam esta sexta-feira no Vaticano um concerto por ocasião dos 85 anos de Bento XVI, celebrados a 16 de abril.

O programa é composto pela Sinfonia n.º 2 de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847), a op. 52 para solistas, coro e orquestra chamada Lobgesang (“Hino de louvor”), composta em 1840, anuncia o jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano.

«Mendelssohn desejava uma composição baseada nos textos das sagradas escrituras, inclusive porque lhe tinham pedido uma obra por ocasião do quarto centenário da invenção da imprensa e, como se sabe, o primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia», explicou o maestro italiano, Riccardo Chailly, que vai conduzir o concerto.

O compositor alemão «decidiu usar alguns versículos do livro dos Salmos, adaptando-os ele mesmo para este trabalho», referiu.

«A partitura adquire um significado profundo, uma luz e uma força musical extraordinária, também graças às múltiplas expressões do seu estilo musical, expresso numa forma nova», notou Chailly.

 

 

 

© SNPC | 19.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemFelix Mendelssohn

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página