Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Bispos de Espanha aderem ao «papel zero» nas assembleias plenárias

A Conferência Episcopal Espanhola vai ter a sua primeira assembleia plenária tendencialmente sem papéis, inspirando-se na encíclica “Laudato si” (Louvado sejas”), que o papa Francisco dedicou, em 2015, ao «cuidado da casa comum».

Na reunião, que decorre de segunda a sexta-feira próximas (2 a 6 de março), cada prelado terá à disposição um “tablet” com toda a documentação necessária para os temas em agenda.

O projeto visa eliminar o papel dos encontros oficiais dos bispos, propondo-se uma conversão gradual, pelo que os participantes nesta assembleia ainda poderão solicitar a impressão de alguns dos textos em análise.

A Conferência Episcopal também habilitou uma aplicação informática para as votações, que vai ser ensaiada em alguns escrutínios, mas que não será ainda proposta nesta assembleia, durante a qual ainda se recorrerá aos tradicionais boletins de voto em papel para eleger o próximo presidente do episcopado.

«Trata-se de uma mudança forte, e é necessário que todos os bispos estejam à vontade como novo formato, antes de dar um passo decisivo e abandonar totalmente o papel», explicou um responsável.

Em janeiro, o porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola reconheceu que se lança «muito papel para o caixote», declarou a intenção de diminuir o consumo de plásticos, e afirmou que o novo projeto arquitetónico ligado ao episcopado, a construir próximo da sede, em Madrid, vai refletir as preocupações do papa com a salvaguarda do meio ambiente.

Os critérios impostos ao construtor assinalam que o edifício deve «ser exemplar do ponto de vista ecológico, do seu isolamento quanto às perdas de calor e de frio, e do que é hoje aconselhado, como as placas solares e a gestão de resíduos», referiu D. Luis Argüello.

«São pequenas coisas, mas queremos ver estes sinais, sempre em relação com uma proposta global que nas palavras do papa Francisco se chama conversão ecológica integral, que o clamor da Terra e dos pobres não se separem», observou o também bispo auxiliar de Valladolid.


 

Rui Jorge Martins
Fontes: Vida Nueva, Vida Nueva
Imagem: Pang-rum/Bigstock.com
Publicado em 28.02.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos