Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ensino superior

Cardeal patriarca vai dizer à Católica o que a Igreja espera da Universidade

O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, vai proferir a conferência “O que espera a Igreja da universidade”, no âmbito dos 45 anos da Universidade Católica Portuguesa (UCP), que se assinalam em 2012.

O colóquio do magno chanceler da UCP, que decorre na sua sede de Lisboa a 9 de fevereiro, pelas 18h00, é dirigido a professores e funcionários.

O ciclo prossegue a 15 de fevereiro com uma mesa redonda com a intervenção de quatro antigos alunos: Francisco Sá Carneiro, Isabel Jonet, Martim Avillez Figueiredo e António Pires de Lima.

A sessão dedicada ao tema “Contributo da Universidade para o desenvolvimento da sociedade portuguesa” está agendada para as 11h30, também em Lisboa, e vai ser comentada por atuais estudantes da UCP.

A iniciativa termina a 23 de fevereiro, à mesma hora, com a conferência “Desafios futuros da Universidade”, proferida pelo reitor, Manuel Braga da Cruz, que conta com o comentário de antigos e atuais alunos.

Na mensagem para o Dia Nacional da UCP, que se assinala este domingo, o reitor sublinhou que «nunca como hoje foi tão necessário o diálogo entre a fé e a razão, entre a religião e a cultura, entre a Igreja e a sociedade».

Manuel Braga da Cruz referiu que a instituição que dirige «é chamada hoje a constituir um fermento de transformação na vida universitária, na ciência, na cultura, na sociedade».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.02.12

FotoD. José Policarpo

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página