Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igrejas do mundo: Catedral do Salvador sobre o Sangue Derramado

Igrejas do mundo: Catedral do Salvador sobre o Sangue Derramado

Imagem Ilona5555/Bigstock.com

A catedral da Ressurreição de Jesus Cristo, em S. Petersburgo, Rússia, distingue-se pelos mais de 7500 m2 de coloridos mosaicos.

O templo ortodoxo é também conhecido como catedral do Salvador sobre o Sangue Derramado, nome que evoca o local da edificação, precisamente onde o czar Alexandre II foi assassinado em 1881.

Desenhada pelo arquimandrita Ignaty e Alfred Parland ao estilo das igrejas russas dos séculos XVI e XVII, começou a ser erguida em 1883 por ordem do imperador Alexandre III, filho do czar morto.

O projeto de Alexandre III não previa a celebração de batismos, casamentos, funerais ou outras liturgias, embora os réquiens semanais em sufrágio do pai e as pregações tivessem atraído grande número de fiéis.

Após a revolução russa de 1917 a igreja tornou-se catedral, em 1923, mas foi saqueada. Encerrada em 1932, tornou-se num depósito de lixo, chegando a haver rumores de que seria destruída.

Os estragos causados pela II Guerra Mundial ainda são visíveis nas paredes da catedral. A seguir ao conflito foi usada como armazém para uma companhia teatral, tendo ficado praticamente destruída.

Em 1970 tornou-se parte do museu da catedral de Santo Isaac, que financiou 80% do restauro, vindo a reabrir sete anos depois, após décadas de deterioração.






 

In "Saint-petersburg.com"
Trad: SNPC
Publicado em 21.05.2017 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos