A Comissão Episcopal da Cultura passará a estar presente no "site" da Conferência Episcopal Portuguesa (Ecclesia), para informar e motivar: talvez já no começo de 2004. Informar do que se passa nas muitas instituições e iniciativas de dioceses, paróquias, congregações, associações e movimentos da Igreja em Portugal. Motivar porque, além de dar notícia do que se faz ou prepara, também partilhará reflexões e ideias que vão surgindo com relevância cultural e evangélica.
No nosso caso, são adjectivos conexos: a cultura tem motivação essencialmente humanista; o Evangelho é a humanidade inteiramente vivida e divinamente elevada por Jesus de Nazaré. Sendo esta realidade (con)vivida em Igreja, as diversas iniciativas e sugestões que divulgaremos são um acto de cultura. E, na medida em que forem conhecidas, sugerirão outros semelhantes, como sempre acontece quando se comunica vida.
A Comissão Episcopal da Cultura e o "grupo de trabalho" que a apoia não pretendem mais do que isso: dar a conhecer o que já se faz, proporcionando que mais se faça e crie. Sabemos que a cultura tem o seu momento absoluto na Páscoa de Jesus. Tem-no como realização da vida no dom de si mesmo, tem¬-no como interpretação das existências pessoais e colectivas, em drama e em esperança. É ela - a Páscoa - a perspectiva com que tudo será detectado e proposto. Mesmo quando o Espírito a faz despontar em quem a não reconheça ainda, pois já é um dom a recolher e anunciar.
Entretanto, sai o primeiro exemplar deste "Observatório". Primeiramente, como serviço aos membros da Conferência Episcopal Portuguesa, chamando a atenção para um ponto ou outro mais relevante do debate de ideias em Portugal, que sempre continua. Com a colaboração de alguma figura particularmente bem situada para nos ajudar a nós, qual contributo qualificado e oferecido, que sempre agradecemos.