

«A Igreja de Cristo reconhece que os primórdios da sua fé e eleição já se encontram, segundo o mistério divino da salvação, nos patriarcas, em Moisés e nos profetas.
Professa que todos os cristãos, filhos de Abraão segundo a fé, estão incluídos na vocação deste patriarca e que a salvação da Igreja foi misticamente prefigurada no êxodo do povo escolhido da terra da escravidão.
A Igreja não pode, por isso, esquecer que foi por meio desse povo, com o qual Deus se dignou, na sua inefável misericórdia, estabelecer a antiga Aliança, que ela recebeu a revelação do Antigo Testamento e se alimenta da raiz da oliveira mansa, na qual foram enxertados os ramos da oliveira brava, os gentios.»
São palavras da declaração "Nostra aetate", sobre a Igreja e as religiões não cristãs, assinada pelo papa Paulo VI no Concílio Vaticano II, em outubro de 1965, poucos dias antes do seu encerramento. São elas que contextualizam o nosso teste bíblico desta semana.
Se esta é a primeira vez que responde, sugerimos que o faça sem recorrer a "auxiliares de memória", como a própria Bíblia ou a internet, para que tome consciência dos seus conhecimentos.
Em caso de erro o questionário não indica a opção correta, convidando-a (o) a descobrir por si própria(o) a alternativa acertada.
Nos "Artigos relacionados" pode (re)encontrar outros testes sobre a Bíblia.
A partir de: Interbible