Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Conselho Pontifício da Cultura promove leitura de Dante para enquadrar Ano da Fé e Sínodo dos Bispos

O Conselho Pontifício da Cultura promove a 12 de outubro em Roma a sessão “A Fé de Dante – O Canto XXIV do Paraíso”, por ocasião do início do Ano da Fé, que se inicia no dia anterior.

A iniciativa também se enquadra no Sínodo dos Bispos que ocorre de 7 a 28 do mesmo mês no Vaticano sob o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

O encontro vai sublinhar «o laço vital que liga a figura de Dante Alighieri e a sua obra, com a fé cristã», explica uma nota publicada pelo Conselho Pontifício da Cultura.

O evento, que se segue à constituição por parte do dicastério de um grupo de trabalho científico e organizativo é a primeira de um conjunto de iniciativas em preparação para assinalar o 7.º centenário da morte do poeta, em 2021.

O programa inclui a leitura do Canto XXIV do Paraíso, em que Dante professa o seu Credo, dita por Gabriele Lavia, ator e diretor do Teatro de Roma.

O texto vai ser comentado pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura e da Casa de Dante em Roma, e por Luca Azzetta, da Universidade Católica de Milão, prevendo-se ainda breves apontamentos musicais.

O autor de "A Divina Comédia" (c. 1265-1321) tem sido citado várias vezes por Bento XVI e o seu antecessor, beato João Paulo II, afirmou em 1997 que «à distância de quase sete séculos, a arte de Dante, evocando emoções sublimes e certezas supremas, revela-se ainda capaz de inspirar coragem e esperança, orientando a difícil busca existencial do homem do nosso tempo rumo à Verdade eterna».

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemDante

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página