Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “Do fundo do cálice”

«Não deixam indiferente nem o mais atento nem o desprevenido»: é com estas palavras que o arquiteto João Alves da Cunha se refere ao “Calix mundi” e ao “Cálice de Peregrinação», peças concebidas por Asbjørn Andresen para a capela Árvore da Vida, em Braga.

«Sendo totalmente do nosso tempo, evocam o eterno e nele têm lugar. São duas obras com personalidades diferentes, mas em ambas não há ostentação, apenas verdade. Obras irmãs, denotam uma mesma fonte e um mesmo propósito: ser obras honestas e puras, que abrem horizontes novos na sua extrema simplicidade justamente alcançada», salienta o investigador no posfácio do livro “Do fundo do cálice”, de Joaquim Félix de Carvalho, padre da arquidiocese bracarense.

Publicado pela Universidade Católica Editora, o volume, de que apresentamos alguns excertos do prefácio, intercalados com imagens, propõe «uma reflexão acerca do cálice litúrgico, na suas dimensões poética e profética, tornando-se um documento singular na história da ourivesaria sacra».

 

Prefácio
João Norton de Matos, sj

«O livro que nos chega às mãos situa-se na continuidade imediata das já conhecidas, em diversos meios, pelo nome de “capelas de Braga”. Estas surpreenderam como obras de arte e de culto renovadoras da linguagem e da cultura material e espiritual da Igreja em Portugal. Dado que a arte suscita a palavra, e a consolidação da relação intrínseca entre a arte do nosso tempo e a sensibilidade litúrgica necessita de ambas, acolhemos este texto com gratidão para com o seu autor. Joaquim Félix de Carvalho, que já tem vindo a responder publicamente, de muitos modos, à necessidade de pensar uma poética da liturgia e das artes litúrgicas, centra-se agora em dois artefactos singulares, alfaias pertencentes à capela da Árvore da Vida.



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.


Este pretexto, aparentemente mínimo, de documentar dois vasos litúrgicos, vai mais longe do que à primeira vista podemos pensar. Descrevendo as suas formas, dando a conhecer a sua fatura, arte e significado, somos conduzidos por uma atenção propriamente fenomenológica ao que de visível aparece e ganha corpo, ao que vemos e tocamos: os objetos nas suas formas, funções, matéria, textura, cor e brilho. Segue-se a narrativa dos procedimentos, os propósitos e as ocasiões, corriqueiras ou graves, que estão na sua origem, os saberes especializados que deram forma extraordinária a objetos aparentemente comuns. Depois, através de uma fina capacidade hermenêutica, o autor desvela a real densidade de sentido que destes cálices transborda. Partindo dos artefactos, escutando as suas dimensões poética e profética, chegamos a um “elogio do cálice” na sua ultimidade teológica, em consonância com o mistério da liturgia. Sem se deter nos picos do sublime, o texto mostra ainda como a estética converge necessariamente com as dimensões pastoral e espiritual da liturgia. Neste contexto, gostaria de destacar o diálogo sapiencial do escultor Asbjørn Andresen com os seminaristas em torno do cálice de peregrinação, resultando no desejo de um compromisso com um novo modo de ser padres hoje. (…)



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.


Na unidade do sentir e do sentido, os cálices revestem-se duma qualidade de abertura a significados profundos, despertam-nos os sentidos interiores para a conexão íntima entre a matéria e o espírito, o passado e o presente, a temporalidade e o eterno. Apontam para a origem comum do culto e da cultura, elevada ao seu esplendor na performatividade litúrgica. Por outro lado, os cálices da capela da Árvore da Vida, tal como são apresentados em correlação com outras duas obras-primas da tradição, outros cálices que os antecedem em séculos, inscrevem-se numa temporalidade mais alargada. Estas obras do passado venceram o tempo, e na sua maturidade são investidas de novas competências, tornando-se críticos de arte, testemunhas da consagração dos seus pares contemporâneos, e assim, parceiras na definição de uma tradição viva. Neste arco de tempo mede-se uma continuidade, revaloriza-se a memória, pesa-se o presente, compreende-se a relação intrínseca entre o estado da arte e a vitalidade da comunidade cristã. Apesar da distância temporal que separa os referidos cálices verifica-se uma substância espiritual que os aproxima e contradiz a tentação comum de reduzir a contemporaneidade a uma rutura com o passado. Um tal simplismo tem conduzido às alternativas fáceis do kitsch, do falso bizantino, da estagnação artística, isto é, à negação do espírito, ao bloqueio da liberdade e poder criativo da fé. (…)



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.


Quanto às suas fontes primeiras, estas páginas nascem de sentimentos de espanto e gratidão. O espanto diante do mistério do “fundo do cálice” remete para um instante de vislumbre, em que tudo o que pensávamos conhecer se ilumina e se abre a uma dimensão de profundidade inédita. Intuição sensível, momento privilegiado de revelação? Num instante fugaz da ação ritual, o fundo do cálice parece refletir a substância afetiva de toda a tradição artística, o artefacto singular é elevado à qualidade universal de recetáculo e oferecimento do dom mais inestimável. (…) Mas estas páginas brotam igualmente dum sentido de reconhecimento e gratidão para com quem nos legou obras tão exemplarmente dignas, e para com quem hoje continua a torná-las possíveis, artistas e artesãos entre outros protagonistas. O facto de tão simples cálices estarem à altura da expressão do mistério que celebram é digno de relevo. É uma manifestação de sabedoria, inseparavelmente artesanal e espiritual, que não pode cair em esquecimento, num contexto tendencialmente adverso, onde predomina o pragmatismo e a facilidade de mercado.



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.


Finalmente, reconhece-se neste livro, manejado em maquete à hora em que escrevo, uma certa continuidade com o trabalho de joalheiro nele invocado, e os traços com que se faz cultura: um gesto cuidado, um conceito espiritual da cultura material, uma opção pela qualidade, um desejo de retribuição do bem recebido. Ao reconhecimento do que é precioso e bem feito, segue-se a precisão na palavra, a beleza da escrita, o sentido das imagens e da composição. Agradece-se uma nobre simplicidade também no livro, de algum modo festiva e de grande intensidade humana e espiritual.»



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem Asbjørn Andresen | Imagem: Nelson Garrido | D.R.

 

Edição: Rui Jorge Martins
Imagem de topo: Capa | D.R.
Publicado em 06.10.2023

 

Título: Do fundo do cálice
Autor: Joaquim Félix de Carvalho
Editora: Universidade Católica Editora
Páginas: 132
Preço: 15,00 €
ISBN: 9789725408162

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos