Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Domingo da Palavra de Deus: 15 ideias para 365 dias

Por decisão do papa Francisco, a 26 de janeiro será celebrado em toda a Igreja o primeiro Domingo da Palavra de Deus. Trata-se de uma decisão esperada, que tinha sido anunciada na conclusão do Jubileu extraordinário da misericórdia. A data tem uma vertente ecuménica, dado que entre 18 e 25 de janeiro assinala-se, no hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A decisão de Francisco é particularmente apreciada pelos muitos cristãos conscientes da exigência de colocar no centro da sua vida de fé a Bíblia, Primeiro e Segundo Testamento, na convicção de que a leitura atenta, séria, crítica das Sagradas Escrituras está estreitamente ligada às suas vidas, oferece estímulos e suscita questionamentos, oferece clarões de luz e sacode surpreendentemente a rotina.

Eis como um destes crentes leu os quinze parágrafos da carta apostólica “Aperuit illis” (30/9/2019), com a qual o papa Francisco instituiu, a partir de 2020, o Domingo da Palavra de Deus.

1. Para conhecer Cristo e compreender a missão da Igreja
A relação entre Cristo ressuscitado, a Igreja e a Sagrada Escritura é vital para a nossa identidade de cristãos. Sem o Senhor que nos abre a mente à compreensão das Escrituras é impossível compreendê-las em profundidade, mas o contrário é igualmente verdadeiro: sem a Sagrada Escritura permanecem indecifráveis os acontecimentos da missão de Jesus e da sua Igreja no mundo. A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo.

2. Uma riqueza inesgotável a colocar à disposição de todos
A riqueza da Palavra de Deus é inesgotável. É muito mais aquilo que nos escapa dela do que o quanto conseguimos compreender, e as belezas que a coloram são de tal maneira múltiplas, que aqueles que perscrutam podem contemplar o que mais preferem. O seu grande valor dever ser percecionado pelos cristãos na sua existência diária. Em cada comunidade sejam asseguradas iniciativas úteis para que na vida do povo cristão nunca falte a relação viva com a Palavra do Senhor, e todo o crente beneficie de um dom tão grande e empenhe-se a vivê-lo no quotidiano, testemunhando-o com coerência.

3. “Lectio, meditatio, oratio”
O Domingo da Palavra de Deus tem o objetivo, também através de ações emblemáticas, de fazer emergir a importância que, na vida de todo o crente, reveste a leitura diária dos textos sagrados, que se torna reflexão e se transforma em oração. A quem proclama a Palavra na liturgia seja fornecida uma preparação adequada.

4. A Bíblia pertence ao povo
A Bíblia não é só património de alguns, ou uma recolha de textos para poucos privilegiados. Ela pertence, antes de tudo, ao povo, convocado para a escutar com atenção e reconhecer-se nela com viva participação. A Palavra de Deus une os crentes e torna-os um só povo.

5. Acessibilidade para todos
Os pastores, tendo a grande responsabilidade de permitir a todos a compreensão da Sagrada Escritura, devem sentir fortemente a exigência de a tornar acessível à sua comunidade, também graças às homilias caracterizadas por uma linguagem simples e adaptada a chegar ao coração de quem a escuta, e a aquecê-lo. Para acolher a Sagrada Escritura não como palavra humana, mas, como o é verdadeiramente, Palavra de Deus, deve-se-lhe dedicar tempo e oração. Quem, na comunidade, desempenha o ministério de ajudar os fiéis a crescer na fé, sinta a urgência de se renovar através da familiaridade e o estudo das Sagradas Escrituras.

6. Cristo é o primeiro exegeta
A história da salvação, a começar por Moisés e pelos profetas, é única e encontra em Cristo o seu cumprimento.

7. A fé provém da escuta
O vínculo entre a Sagrada Escritura e a fé dos crentes é profundo. A fé deriva da escuta, e a escuta centra-se na Palavra de Cristo. Por isso, é urgente e importante que os crentes reservem escuta atenta à Palavra de Deus quer na ação litúrgica, quer na oração, quer na reflexão pessoal.

8. Não um, mas 365 dias por ano
A relação entre a Sagrada Escritura e a Eucaristia é incindível. A Igreja venerou sempre as Sagradas Escrituras, como o fez para a Eucaristia. À Bíblia seja dedicado não um mas 365 dias por ano, para que tenhamos a urgente necessidade de nos tornarmos familiares e íntimos da Sagrada Escritura e de Cristo ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes. Se não entra em confidência constante com a Sagrada Escritura, o coração do crente permanece frio e os olhos continuam fechados.

9. Evitar interpretações fundamentalistas
A transformar a Sagrada Escritura em Palavra via de Deus está a ação do Espírito Santo, graças à qual se evita o risco de toda a interpretação fundamentalista dos textos escritos, valorizando-se-lhe, antes, o carácter dinâmico e espiritual. A Bíblia não é uma recolha de livros de história nem de atualidade noticiosa, mas dirige-se inteiramente à salvação integral da pessoa.

10. Ler e interpretar à luz do Espírito Santo
A Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada à luz do Espírito Santo, mediante o qual foi escrita. Deve-se, consequentemente, ter confiança na ação do Espírito Santo, que continua a realizar uma forma peculiar de inspiração não só quando a Igreja ensina a Sagrada Escritura e o magistério a interpreta autenticamente, mas também quando cada crente faz dela a sua norma espiritual.

11. Sagrada Escritura e Tradição: únicas fontes da revelação de Deus
Antes de se tornar um texto escrito, a Sagrada Escritura foi transmitida oralmente e mantida viva pela fé de um povo que a reconhecia como sua história e princípio de identidade no meio de outros povos. A fé bíblica funda-se na Palavra viva, não num livro.

12. Doçura e amargura
O Antigo e Novo Testamento possuem uma função profética, dizendo respeito ao hoje de quem se alimenta dessa Palavra, que ao mesmo tempo provoca doçura e amargura. A doçura impele-nos a participá-la a quantos encontramos na nossa vida, para exprimir a certeza da esperança que contém. A amargura é muitas vezes constatada na verificação de quanto é difícil vivê-la com coerência. É necessário, portanto, não nos acostumarmos rotineiramente à Palavra de Deus, mas alimentarmo-nos dela para descobrir e viver em profundidade a nossa relação com Deus e com os irmãos e irmãs.

13. Misericórdia, partilha, solidariedade
A Palavra de Deus apela ao amor misericordiosos do Pai, que pede aos filhos para viverem na caridade. O grande desafio colocado diante da nossa vida é colocarmo-nos à escuta das Sagradas Escrituras para praticar a misericórdia. A Palavra de Deus é capaz de abrir os nossos olhos para permitir-nos sair do individualismo que conduz à asfixia e à esterilidade, enquanto escancara a estrada da partilha e da solidariedade.

14. Transcender a letra
A Sagrada Escritura transcende-se a si mesma quando alimenta a vida dos crentes. Na compreensão dos diversos sentidos escriturísticos é decisivo colher a passagem, que não é automática nem espontânea, entre letra e espírito: é preciso transcender a letra.

15. Familiaridade religiosa e assídua
A partir do exemplo de Maria, reconhecida como «feliz» por ter acreditado no cumprimento que Deus lhe tinha dito, o Domingo da Palavra de Deus possa fazer crescer no povo de Deus a religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras.


 

Andrea Lebra
In Settimana News
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 24.01.2020 | Atualizado em 06.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos