Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Donald Trump publica mensagem para Quarta-feira de Cinzas: Mais arrependimento e Evangelho

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou, pela primeira vez no seu mandato, uma mensagem alusiva à Quarta-feira de Cinzas, subscrita também pela primeira-dama, retomando uma prática do antecessor, Barack Obama.

«Melania e eu desejamos a todos os que observam a Quarta-feira de Cinzas um dia de paz e de oração», assim começa a mensagem de três parágrafos.

O casal recorda que «para os católicos e muitos outros cristãos», a data «marca o início do tempo da Quaresma, que se conclui com a alegre celebração do Domingo de Páscoa».

A 26 de fevereiro, «milhões de cristãos serão marcados nas suas frontes com o sinal da cruz. A imposição das cinzas é um convite para passar o tempo, durante a Quaresma, em jejum, oração e comprometimento em atos de caridade».

«Esta poderosa e sagrada tradição recorda-nos a nossa mortalidade partilhada, o amor salvador de Cristo, e a necessidade de arrependimento e aceitação mais plena do Evangelho», assinala a declaração.

O terceiro e último parágrafo do texto inclui uma intenção e um desejo: «Juntamo-nos em oração a todos os que observam este dia sagrado, e desejamos-vos um tempo quaresmal em oração. Que possais aproximar-vos mais de Deus na vossa fé durante este tempo abençoado».

A última oração presidencial relativa à Quarta-feira de Cinzas remontava a 2016: além de mencionar as orações por todos os que observam a Quaresma, Barack e Michelle Obama recordavam «todos aqueles que sofrem, incluindo os cristãos sujeitos a indizível violência e perseguição por causa da sua fé».


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Casa Branca
Imagem: Donald e Melania Trump | D.R.
Publicado em 28.02.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos