Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

É urgente proteger raízes culturais da civilização, alerta papa

O papa pediu hoje aos agentes e responsáveis da polícia italiana encarregada da proteção do papa e da praça de S. Pedro, no Vaticano, que salvaguardem as origens civilizacionais do país.

«Vós protegeis a praça, protegeis as minhas viagens, protegeis muitas coisas, mas pedir-vos-ei um favor: esforçai-vos também por proteger as raízes culturais da cidade, da pátria da cultura».

Para Francisco, a civilização em que os europeus vivem corre o «perigo de se tornar desenraizada», sabendo todos que «sem raízes não se cresce», até porque «o que a árvore tem de florescimento, vem daquilo que tem de soterrado».

«Proteger as raízes, porque as raízes são o que nos dá identidade. A nossa identidade é a de hoje, mas vem das raízes, e será transmitida aos nossos filhos, aos nossos netos, mas sempre a partir das raízes», vincou.

Uma das atitudes fundamentais desta força policial é a «proximidade»: «Graças ao vosso precioso trabalho de vigilância e manutenção da ordem pública, os peregrinos e os turistas – cada qual com a sua história – que de cada parte do mundo chegam à basílica de S. Pedro são facilitados na sua visita».

«Exorto-vos a perseverar e procurar o melhor no vosso estilo de trabalho, esforçando-vos por acolher todos com muita paciência e compreensão, mesmo naqueles momentos em que se faz sentir a exaustão ou o peso de situações desagradáveis», acrescentou.

Francisco recordou que o serviço diário dos agentes é «controlar dia e noite a praça de S. Pedro e as propriedades vaticanas»: «Estais no vosso posto com qualquer condição climática, favorável ou adversa».

«Quando penso na vossa disponibilidade e no vosso espírito de sacrifício, daí extraio admiração e edificação, e também um pouco de vergonha quando penso em muitas pessoas que se dizem cristãs e que não estão à altura do vosso exemplo», declarou.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Imagem: EdVal/Bigstock.com
Publicado em 17.01.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos