Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Fototeca dos Museus do Vaticano passa a estar parcialmente disponível na internet

São mais de cinco mil imagens, catalogadas e organizadas, à disposição de estudiosos e apaixonados de todo o mundo: desde esta quarta-feira a Fototeca dos Museus do Vaticano passou a estar parcialmente disponível na internet.

Trata-se de um património de grande relevância, parte integrante dos museus papais, composto sobretudo por numeras imagens históricas, não só dos ambientes e de obras de arte, mas também paisagens e monumentos de Roma e de outras cidades, de Itália e outros países.

Os objetos são, em grande parte, muito delicados, e por esse motivo estão habitualmente acessíveis apenas a investigadores e especialistas, e assim ficaram desconhecidos para o grande público.

Durante o encontro de apresentação da plataforma, marcado para hoje, será explicado o complexo e articulado projeto de segurança, restauro, arquivo e digitalização das chapas fotográficas sobre vidro que constituem o “coração” da mais vasta recolha fotográfica da instituição.

A coleção tem vindo a enriquecer-se constantemente graças a novas doações, como a recente do Fundo Andrea Busiri Vici, arquiteto e historiador de arte romana, que compreende mais de dez mil unidades dedicadas à pintura romana dos séculos XVI a XIX.

No seu conjunto, o património da Fototeca é composto por aproximadamente 350 mil negativos originais a preto e branco, 70 mil imagens a cores em película e 49 mil chapas de vidro que constituem a totalidade dos fundos históricos.

A disponibilização da Fototeca é mais um passo de um projeto mais amplo, iniciado em 2016, de arquivamento digital e de colocação em rede do catálogo dos Museus do Vaticano. Uma história de histórias, construída por imagens de imagens.


 

Alessandro Beltrami
In Avvenire
Trad./edição: Rui Jorge Martins
Imagem: Fototeca dos Museus do Vaticano | D.R.
Publicado em 09.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos