Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “Guia do peregrino de Fátima”

«Um companheiro de peregrinação que, sempre à mão, ajude a viver o caminho até ao Santuário e a permanência neste como uma oportunidade de amadurecimento na fé, na esperança e na caridade, em ordem a voltarem transformados aos seus espaços, pertenças e ocupações habituais.»

É com estas palavras que se apresenta o “Guia do peregrino de Fátima”, cerca de 200 páginas editadas pelo Santuário mariano que propõem «subsídios sobre os acontecimentos, as figuras, os lugares, a teologia e a espiritualidade» da Cova da Iria, «com permanente referência à mensagem» que Maria transmitiu aos pastorinhos.

«Só o silêncio permite viver uma deslocação como peregrinação, um destino de viagem como santuário, casa de Deus. Só o silêncio pessoal e em grupo consente que a mensagem de Fátima toque o coração. Fátima só se cumpre por inteiro no silêncio dos corações. (…) Só o silêncio permitirá que a leitura pausada dos textos conduza o peregrino à verdadeira pátria do encontro íntimo com Jesus», assinala a introdução.

O reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas, salienta que «o peregrino sabe bem a esperança que sente quando vê surgir no horizonte a torre» da basílica de Nossa Senhora do Rosário, ela que se «apresentou como refúgio e caminho até Deus».

A obra que ajuda a preparar uma peregrinação, percorrer os espaços do Santuário, com a ajuda de mapas, itinerários e infografias, rezar e celebrar, começa por recordar o caminho de santidade dos videntes, dá a conhecer a mensagem de Fátima e lembra, em breves descrições, as aparições, refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A segunda parte detém-se na preparação espiritual e logística de uma peregrinação, com orações para os diferentes momentos, desde a partida ao envio.

O terceiro capítulo sugere três itinerários que oferecem aos peregrinos «caminhos de misericórdia»: o primeiro ajuda quem procura o perdão e o sacramento da Reconciliação; o segundo destaca a experiência da consolação a quem sofre; o terceiro contribui para que o peregrino cresça na consciência da humildade.

As páginas em formato A6 abrem-se depois à apresentação sumária de perto de três dezenas de espaços essenciais do Santuário, divididos em núcleos: aparições e pastorinhos; culto e oração; cultura, formação e pastoral.

A oração e celebração no Santuário é o tema do quarto capítulo, com subsídios para a recitação dos mistérios do Rosário e propostas para a via-sacra, adoração e preparação para o sacramento da Reconciliação.

Nas últimas páginas desta edição, distribuída em todo o país pela Paulus Editora e disponível nas livrarias do Santuário, o leitor tem ao dispor propostas pastorais e culturais.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 06.05.2019 | Atualizado em 09.10.2023

 

Título: Guia do peregrino de Fátima
Autores: André Pereira, José Nuno Silva, Pedro Valinho Gomes, Sandra Bartolomeu, snsf
Editora: Santuário de Fátima
Páginas: 187
Preço: 8,00 €
ISBN: 978-989-8418-18-0

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos