Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Igreja Católica dá as boas vindas a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

A Igreja Católica divulgou hoje uma nota que saúda Guimarães Capital Europeia da Cultura e sublinha que Portugal «precisa dos artistas», sendo fundamental que o seu trabalho «seja considerado na sua dignidade», mesmo em tempo de crise.

«Na ocasião em que a cidade de Guimarães se torna capital europeia da cultura, a Igreja em Portugal, através do seu Secretariado da Pastoral da Cultura, vem publicamente manifestar a sua viva alegria e associar-se a quantos vivem este momento com entusiasmo e esperança», refere o comunicado.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, dirigido pelo padre e poeta José Tolentino Mendonça, dirige-se de «forma particular» aos «artistas e agentes culturais».

«Todos temos uma dívida de gratidão por quantos e quantas através das suas obras dão corpo às grandes aspirações humanas e espirituais», refere o comunicado, salientando que a sociedade «precisa dos artistas».

A cultura, observa o texto, é «uma necessidade humana de primeira grandeza» que estimula a «experiência efetiva da sabedoria e da beleza», e «nunca» um «acessório eventual».

Numa época de dificuldades económicas «é fundamental que o trabalho dos artistas seja considerado na sua dignidade», acrescenta o documento divulgado no dia em que a cidade localizada na arquidiocese de Braga se torna Capital Europeia da Cultura.

«Fazemos votos que Guimarães, já berço da nossa nacionalidade, represente nesta hora nacional um testemunho de vitalidade, de confiança no talento dos jovens e de encontro na alegria, que é o sal da vida», assinala a nota.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura é um organismo da Igreja Católica inserido na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, presidida pelo bispo D. Pio Alves.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.01.12

Imagem






















Citação

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.