Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (23.7.2013)

Fé exige intervenção na sociedade, frisa arcebispo de Braga

«A fé expressa-se nesta aventura difícil de ver a dignidade fraternal em todos os homens e de garantir, pela efetiva participação na sociedade civil e pelo exigir às autoridades, o que a mesma fraternidade supõe», considera o arcebispo de Braga.

Em mensagem publicada no site da arquidiocese, D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, vinca que os católicos devem ter um «olhar perspicaz» sobre os problemas das pessoas, especialmente de quem enfrenta situações de «carência».

O prelado elege como prioridades para o novo ano de atividades a atenção os jovens e às famílias, a par  de uma pastoral de «qualidade», para que a fé seja um «elemento diferenciador» na existência humana.

D. Jorge Ortiga lembra que a fé pode contribuir para a renovação de Portugal, cujos «alicerces se foram desmoronando por jogos partidários e ideológicos, normalmente marcados pela ambição do poder ou do bem-estar material».

Saiba mais

 

Presidente da República aplaude Festival Terras Sem Sombra

 

O presidente da República Portuguesa recebeu esta segunda-feira o diretor geral do "Terras Sem Sombra", festival de música sacra do Baixo Alentejo organizado pela diocese de Beja.

Cavaco Silva estimulou José António Falcão a prosseguir o projeto, e sublinhou a necessidade de continuar a apostar num modelo que envolva autarquias e «comunidade civil».

A iniciativa, que decorreu nos concelhos de Alcácer do Sal, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Grândola, Santiago do Cacém e Vidigueira entre abril e junho, combina concertos de música clássica, sensibilização para o património e ações de preservação da biodiversidade

José António Falcão expressou satisfação pelo incentivo do presidente da República e pelo facto de o festival, que em 2013 se realizou pela nona vez, suscitar «um interesse cada vez maior» noutras regiões do país e no estrangeiro.

O Festival conta com «o alto patrocínio» da Presidência da República e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.  

Saiba mais

 

Jornada Mundial da Juventude começa hoje

Foto

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acolhe a missa inaugural da 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para as 18h00 (22h00 em Lisboa), meia hora após a cerimónia de abertura do encontro.

A celebração, para a qual se esperam centenas de milhares de jovens de mais de uma centena de nacionalidades, incluindo 500 portugueses, é presidida pelo arcebispo da arquidiocese carioca, D. Orani Tempesta.

O programa religioso e cultural do encontro, dedicado ao tema “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, prevê a realização em 273 locais de catequeses em 26 línguas, proferidas por bispos de vários países, entre os quais oito de Portugal.

Além de 130 expositores onde se dão a conhecer congregações religiosas e movimentos, haverá uma intensa actividade espiritual e cultural.

O papa Francisco, que chegou ao Rio de Janeiro esta segunda-feira, participa pela primeira vez no programa da JMJ na quinta-feira, encontrando-se com os jovens também na praia de Copacabana.

Saiba mais

 

Jornada Mundial da Juventude: Rio une Porto e Brasil

Imagem

Cerca de 2500 jovens são esperados para o «Rio in Douro», iniciativa agendada para sábado e domingo no Porto , em sintonia a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa esta terça-feira no Rio de Janeiro.

Os participantes vão ser acolhidos na manhã de sábado em quatro pontos do Porto, caminhando juntos para um ponto de encontro.

O programa do primeiro dia prevê sessões formativas que incidem na relação entre a fé e a vida, uma feira com expositores de vários organismos eclesiais, um concerto e uma vigília de oração.

No domingo realizam-se catequeses com os bispos e celebra-se missa.

Saiba mais

 

Selo e medalhas comemorativa da Jornada Mundial da Juventude

Imagem

Imagem

Os correios brasileiros lançam hoje no Rio de Janeiro um selo com a imagem do papa, para assinalar a visita de Francisco ao país.

O lançamento decorre na praia de Copacabana, após a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude.

Além da imagem do papa, o desenho apresenta a vista da Baía de Guanabara, o monumento do Cristo Redentor, na Cidade Maravilhosa, e a bandeira do Brasil.

Foi também revelada a medalha comemorativa da primeira viagem apostólica de Francisco fora da Itália.

No anverso, o papa argentino faz uma saudação com rosto sorridente, enquanto que no reverso se encontram as imagens da catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro e da basílica de Nossa Senhora Aparecida, que Francisco vai visitar.

 

Igreja católica em Inglaterra saúda nascimento do filho de William e Kate Middleton

FotoJohn Stilwell/Reuters

A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales saudou o nascimento do filho da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e do príncipe William, esta segunda-feira.

O presidente do organismo, D. Vincent Nichols sublinhou numa nota que este é um momento de «alegria» para a família real e para os «povos do Reino Unido», e prometeu orações pela criança, terceira na linha de sucessão ao trono.

Saiba mais

 

Fonte: Agência Ecclesia
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página