Os 90 anos de Walter Osswald, distinguido em 2016 pela Igreja católica em Portugal com o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, vão ser assinalados a 20 de setembro pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, de que foi primeiro diretor.
«Médico e figura de relevo no estudo da Medicina e da Bioética em Portugal», Walter Osswald assinou «mais de 500 artigos, vários livros e publicações nas quais perpassam todo o seu saber informado e a sua empenhada dedicação às causas humanistas», destaca a Universidade.
A Católica recorda igualmente que Walter Osswald, nascido a 20 de setembro de 1928, foi agraciado em 2008 com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, pelo seu estatuto de «cientista e universitário defensor dos princípios bioéticos».
No mesmo ano recebeu a Grã Cruz da Ordem de Sant'Iago e Espada, atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que também contemplou Daniel Serrão e Jorge Biscaia, e homenageou Luís Archer, por terem introduzido a Bioética em Portugal.
«Não é possível que exista conflito entre existência e fé, dado que se trata de realidades que estão em planos diferentes. As ciências naturais fazem-se na investigação objetiva, com uma realidade concreta, enquanto que a fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma conquista do homem, conquista esta que não se contrapõe à razão, dado que a ultrapassa largamente», declarou o professor jubilado ao reagir à entrega do prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e pela Renascença.
Os jurados «destacaram o contributo fundacional de Walter Osswald para a implantação e difusão da Bioética em Portugal (reconhecido como primeiro detentor da Cátedra UNESCO daquela disciplina), a exemplar conjugação de rigorosa comunicação de conhecimento e de pertinente exigência axiológica (fundada numa antropologia e numa mundividência assumidamente católicas), a primorosa qualidade literária do seu discurso e a generosa militância em movimentos e serviços da Igreja (por vezes com responsabilidades de direção em organismos nacionais e internacionais)», lê-se na ata do júri.
A celebração dos 90 anos decorre às 19h00, no auditório Carvalho Guerra, nas instalações do Porto (Foz) da Universidade Católica.