Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Mãe da Terra”: Espiritualidade e ecologia

Retirar, de forma permanente, plástico do ciclo de reciclagem, convertendo-o na imagem “Mãe da Terra”, inspirada em Nossa Senhora de Fátima, é o objetivo da empresa M.O.T.E. – Mother of the Earth.

A “Mãe da Terra”, com 18 cm de altura e 6 cm de largura, é feita com 160 g. de plástico integralmente reciclado: «Acreditamos na ecologia integrada, segundo a qual não podemos olhar para as questões ecológicas sem refletirmos nos impactos que têm na humanidade».

Cada imagem, resultado de «técnica inovadora de mistura do plástico», tem uma «aparência única», e a embalagem é 100% reciclável, refere a página da empresa, gerida por Afonso Gil e João Tiago Guedes, responsáveis pelo ateliê de arquitetura 3001. 

O primeiro passo, descrevem os criadores, consistiu em «abordar os fabricantes de imagens em Fátima e encontrar um parceiro para a logística, embalagens e transporte».

A pandemia, e os serviços mínimos a que obrigou, proporcionou a oportunidade à FARUP- Fabrico e Comércio de Artigos Religiosos de realizar testes para a produção da imagem «com raiados aleatórios e orgânicos, feita da mistura de vários plásticos reciclados».

O projeto doa 20% do valor de venda de cada exemplar (vendido a 49 €, ou seja, oferta de 10 €) à Apoio à Vida, instituição particular de solidariedade social que já ajudou mais de quatro mil mulheres a terem os seus filhos.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 09.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos