Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

  Mais Cultura : 13.12.2020 

Imagem

  Eduardo Lourenço 
  Guarda e Gulbenkian evocam legado 
Primeira “Caravana Literária - Festa de Literatura e Pensamento da Beira Interior” instituída pela autarquia está agendada para maio. Fundação publicou nove volumes e prevê mais quatro, centrados em Jorge de Sena, cinema, crítica pessoana e ”O Labirinto da Saudade”.
Saiba mais: Observador, Público

Imagem

  Caretos 
  Podence assinala 1.º aniversário de Património da Humanidade 
Aldeia de Trás-os-Montes tem novos murais pintados por artistas da região e momumentos. Saída dos caretos para as ruas, radição do Entrudo Chocalheiro, prevê-se para 13 e 16 de fevereiro do próximo ano.
Saiba mais: Lusa/Notícias ao Minuto

Imagem

  Fotografia 
  Exposição assinala 19.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial 
Mostra de imagens de Rui Pires, em Régua, com 324 imagens, divide-se por temas: pessoas, património construído e paisagem. Estão previstas várias apresentações em 2021, que passam por Lisboa, Faro e várias cidades espanholas.
Saiba mais: Lusa/Notícias ao Minuto

Imagem

  Cinema 
  “Another round” domina galardões europeus 
Filme do dinamarquês Thomas Vinterberg é o principal vencedor dos Prémios do Cinema Europeu, distinguido com melhor longa-metragem, realização, argumento e ator. «Foi bom fazer um filme estimulante nesta época de crise», afirmou cineasta.
Saiba mais: Lusa/Sapo

Imagem

  Circo 
  Porto recebe um dos raros espetáculos em ano de pandemia 
«Preparamos um circo muito especial. Todo em português, no qual intérpretes, músicos, acrobatas, trapezistas e todos os elencos artísticos foram recrutados a partir dos mais talentosos artistas a trabalhar em Portugal». No Coliseu.
Saiba mais: TSF

Imagem

  Cinema 
  Presidente da República felicita Luís Urbano 
Produtor venceu o prémio de coprodução atribuído pelo fundo Eurimages e pela Academia Europeia de Cinema. Galardão «é um reconhecimento não apenas do cinema português mas dos profissionais do cinema portugueses».
Saiba mais: Presidência da República

Imagem

  Televisão 
  RTP estreou adaptação de contos da literatura portuguesa 
Depois de “Fronteira” (Miguel Torga), o projeto Trezes continua com “O rapaz do tambor” (Fernando Namora), “As cinzas da mãe” (Cristina Norton), “A morte do super-homem” (Rui Zink) e “O tesouro” (Eça de Queiroz).
Saiba mais: RTP

Imagem

  Covid-19 
  Artesãos vão dispor de apoio excecional 
Subsídio visa «fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato», bem como «reforçar o setor das artes e ofícios e o património cultural português, profundamente afetado pelos efeitos da crise».
Saiba mais: Lusa/RTP

Imagem

  Distinção 
  Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s é o museu português do ano 
Espaço museológico, fundado em 1863 por Vicente Gomes da Silva, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Depois de cinco anos encerrado para trabalhos de requalificação, reabriu em julho de 2019.
Saiba mais: Lusa/RTP

Imagem

  Cinema 
  Salas portuguesas tiveram em novembro menos de metade da assistência registada em outubro 
Quebra acontece no período em que o Governo renovou o decreto do estado de emergência em vários concelhos. O filme mais visto foi "Um último golpe" (Mark Williams), seguindo-se "Listen" (Ana Rocha de Sousa) e a animação "Trolls: Tour mundial" (Walt Dorhn e David Smith).
Saiba mais: Lusa/RTP

Imagem

  Covid-19 
  Município de Ponte de Lima apoia Teatro Diogo Bernardes 
Foram investidos 95 mil euros para apresentações nas áreas da música, teatro e dança, entre janeiro e março. «Não há nenhum território no Mundo que sobreviva sem cultura. É fundamental para qualquer povo», declara autarca.
Saiba mais: Jornal de Notícias

Imagem

  Distinção 
  Júlio Isidro condecorado por presidente da República 
Sessenta anos de carreira marcados por ser protagonista de «uma televisão portuguesa de grande apelo popular, mas sem desvios deontológicos». Apresentador é hoje o mesmo «de sempre, alguém de quem gostamos, que respeitamos, um velho conhecido eternamente jovem».
Saiba mais: Correio da Manhã

Imagem

  Nomeação 
  Guarda e Gulbenkian evocam legado 
Antigo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga escolhido na sequência de um processo de recrutamento internacional. Benjamin Weil, curador e crítico de arte francês, e atual diretor artístico do Centro Botín, em Santander, coordenará o Centro de Arte Moderna.
Saiba mais: Renascença

Imagem

  Distinção 
  Academia Portuguesa de História recebe felicitação do presidente da República  
Instituição, que pode ser considerada «a academia nacional mais antiga de Portugal», presta «valioso contributo para a compreensão da identidade de Portugal ao longo dos tempos, a reflexão sobre o presente e as perspetivas de futuro».
Saiba mais: Presidência da República

Imagem

  Nomeação 
  Tiago Rodrigues reconduzido na direção artística do Teatro Nacional D. Maria II 
Ator, dramaturgo, produtor e encenador ocupa o cargo desde 2015. Novo mandato estende-se até 2023. Cláudia Belchior foi também reconduzida no cargo de presidente do Conselho de Administração.
Saiba mais: Lusa/Sapo

Imagem

  Nomeação 
  Teresa Patrício eleita presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios 
Arquiteta e mestre em conservação do património cultural é a primeira mulher portuguesa a ocupar o cargo. Organização ICOMOS, órgão consultivo para o Património Cultural Mundial na UNESCO, tem como missão a conservação do património cultural nas suas dimensões tangíveis e intangíveis.
Saiba mais: Lusa/RTP

Imagem

  Distinção 
  Lourdes Castro vai receber Medalha de Mérito Cultural 
Artista plástica, a quem a Igreja católica atribuiu o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, reconhecida pelo Governo devido ao seu «contributo incontestável para a cultura portuguesa». Anúncio foi feito a 9 de dezembro, data em que assinalou 90 anos.
Saiba mais: Público

Imagem

  Distinções 
  Flávio Hamilton, Sandra Faleiro e Sérgio Praia recebem prémio 
Atores venceram a principal categoria do XIII Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA (Gestão e Direitos do Artistas), pela interpretação, respetivamente, em “Os dois irmãos” (de Francisco Manso), “A herdade” (Tiago Guedes) e “Variações” (João Maia).
Saiba mais: Observador

Imagem

  Fotografia 
  Exposição celebra fado e cante alentejano 
Ricardo Zambujo, Susana Teixeira, Miguel Valente, Ana Espinho e José Espinho integram Mostra “Terra sonora”, patente até 15 de janeiro no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Foram fotografados 19 grupos corais e 20 artistas.
Saiba mais: Público

Imagem

  Literatura 
  Mia Couto vence prémio Jan Michalski com “As areias do imperador” 
Júri do galardão que distingue obras publicadas em francês reconheceu «a excecional qualidade da escrita» do escritor, que conjuga, «subtilmente, oralidade e narração literária e epistolar, contos, fábulas, sonhos e crenças, no seio da realidade histórica de Moçambique».
Saiba mais: Lusa/RTP


Edição: Rui Jorge Martins
Imagens: D.R.
Publicado em 13.12.2020

 

 

 


Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos