Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Judoca Nuno Saraiva e ativista social João Rafael Brites na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura

O judoca tetracampeão nacional Nuno Saraiva e o ativista social João Rafael Brites, criador do "Projeto Transformers", fecham a lista de intervenientes na 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre a 21 de junho.

O encontro, que se realiza em Fátima, é dedicado às "Culturas Juvenis Emergentes", tema analisado na última assembleia plenária do Pontifício Conselho da Cultura, realizada no mês de fevereiro em Roma.

Nuno Saraiva, nasceu há 19 anos na Marinha Grande, tendo conquistado em março o título de campeão nacional de juniores na categoria - 73 kg.

No mesmo mês venceu a Taça da Europa de Juniores que se realizou em Coimbra, prova a contar para o ranking europeu, tendo conseguido os mínimos para o Campeonato do Mundo e da Europa.

Natural de Palmela, João Rafael Brites, de 22 anos, fundou um movimento de voluntariado que dá a oportunidade aos jovens de aprenderem gratuitamente o que mais gostam.

Desde a primeira edição do projeto "Transformers", em 2010, que 50 formadores (mentores) de desportos, artes e outras atividades orientarem voluntariamente mais de 500 jovens em escolas, hospitais, centros de detenção, centros de acolhimento, bairros sociais e centros de ensino especial, procurando dar-lhes conhecimentos para se exprimirem e intervirem positivamente na comunidade.

«O que fazemos é descobrir as atividades que jovens em várias instituições gostavam de aprender e possibilitar-lhes a aprendizagem dessa atividade com mentores que voluntariamente os(as) ensinam todas as semanas durante 9 meses», lê-se no site da associação.

Passado o período de aprendizagem os jovens são convidados a usar os ensinamentos «para transformar de forma fresca a sua comunidade», tornando-se em transformers, que se juntam a 10 de junho para renovar um espaço desaproveitado.

Antigo campeão nacional de natação, João Rafael Brites deixou este desporto aos 16 anos para aprender breakdance, atividade com que iniciou um projeto social com crianças.

Em 2010 foi um dos participantes mais novos no encontro anual do Fórum Económico Mundial que se realiza em Davos.

Atualmente frequenta a Nova School of Business and Economics (Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa).

A 9.ª Jornada da Pastoral da Cultura conta também com as participações do sociólogo José Machado Pais, do teólogo jesuíta José Frazão Correia, do cantor e compositor Manuel Fúria, da atriz Inês Nogueira, do ator Miguel Loureiro, da jornalista Maria João Costa e do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, um dos bispos auxiliares do Porto.

O anúncio do programa e a abertura das inscrições da jornada organizada pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura ocorrem nos próximos dias.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Nuno Saraiva



















Foto
João Rafael Brites

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.