Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura debate "Culturas Juvenis Emergentes"

A 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre a 21 de junho em Fátima, vai refletir sobre as "Culturas Juvenis Emergentes", retomando o tema analisado na última assembleia plenária do Pontifício Conselho para a Cultura.

Entre os intervenientes estará o sociólogo José Machado Pais, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais de Universidade de Lisboa e professor convidado do ISCTE, além de autor de vários artigos e obras, a última das quais "Sexualidade e Afetos Juvenis" (ICS), publicada em 2012.

O encontro, dividido em conferências, mesas redondas e momentos artísticos, conta também com o sacerdote jesuíta José Frazão, que este mês viu publicada a obra "A Fé Vive de Afeto - Variações sobre um tema vital" (Paulinas).

O cantor e compositor Manuel Fúria, a atriz Inês Nogueira e o ator Miguel Loureiro também participam na jornada, a par do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, um dos bispos auxiliares do Porto.

O programa do encontro, que incluirá mais personalidades ligadas à juventude, será publicado em breve na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

As inscrições, enviadas preferencialmente através de formulário a disponibilizar na internet, abrem quando for divulgada a lista de convidados, os temas e o horário do encontro, que começa às 10h00 e termina durante a tarde.

A mais recente edição do "Observatório da Cultura", publicada em abril pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é parcialmente dedicada à juventude

O boletim inclui depoimentos de Carminho, Manuel Fúria e Luísa Jacinto, que respondem à pergunta «Que desafios as culturas juvenis colocam à Igreja?», e os artigos «Gerar na fé é uma tarefa cultural» (Armando Matteo) e «Nativos digitais: linguagens e rituais» (Antonio Spadaro) (ver, em baixo, "Artigos relacionados).

O Rio de Janeiro acolhe de 23 a 28 de julho a próxima Jornada Mundial da Juventude, evento que conta com a presença do papa Francisco.

A iniciativa foi consagrada a Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, aquando da sua passagem por Portugal para presidir à peregrinação aniversária ao santuário da Cova da Iria.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.