Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“O princípio Misericórdia” inspira novo número de revista da Faculdade de Teologia

Imagem Capa (det.) | D.R.

“O princípio Misericórdia” inspira novo número de revista da Faculdade de Teologia

A mais recente edição da revista “Humanística e Teologia”, publicada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), é dedicada ao tema “O princípio Misericórdia”.

A instituição «entende ser seu dever propor a misericórdia como princípio de compreensão da sociedade humana e não apenas como complemento da justiça», salienta uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Colocamos, assim, nas mãos das pessoas uma reflexão bíblica, teológica, moral e pastoral sobre o sentido da misericórdia enquanto realidade configuradora da ação humana e das instituições do mundo», assinala a nota.

“A misericórdia na Bíblia” e “Jesus, narrativa da misericórdia de Deus”, de Enzo Bianchi, prior do mosteiro de Bose, em Itália, e “A Igreja, casa da misericórdia”, redigido por José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia, são os primeiros textos deste número.

A revista, vendida ao preço de 15 euros, prossegue com “A misericórdia com os demais a partir da misericórdia com Deus” (Alexandre Freire Duarte) e “Horizonte teologal e racionalidade teológica - Uma reflexão teológico-fundamental sobre a misericórdia” (José Pedro Lopes Angélico).

“O desafio da celebração da conversão na comunidade cristã - Leitura dos praenotanda (‘princípios gerais’) do ritual da Penitência” (Bernardino Costa), “A misericórdia como critério moral e pastoral” (Jorge Cunha) e “As obras de misericórdia – Uma leitura de Mt 25,31-46” (António José da Rocha Couto, bispo de Lamego), concluem o dossiê temático.

«O resultado é muito fecundo, pois, como esperamos mostrar, a misericórdia oferece-se como princípio para pensar Deus, a Igreja e a história humana, de uma maneira bastante diferente e inovadora, se comparada com a habitual razão despreocupada que caracteriza a cultura de hoje», referem os editores.

As reflexões apresentadas neste número «apresentam um pequeno contributo para receber o rico manancial de graça e de movimento histórico» que o papa Francisco tem protagonizado, no contexto do seu pontificado e do Ano da Misericórdia, que a Igreja católica está a assinalar até novembro.

Na segunda parte da edição são destacadas «duas figuras femininas que o Porto e Portugal têm de lembrar cada vez mais como figuras da doçura e da misericórdia: Sílvia Cardoso, um modelo de santidade do século XX; Dalila Pereira da Costa, um exemplo de mística cristã».

“Fichte, Schelling e Hegel: A beleza entre o absoluto da Ideia e o absoluto do eu” (José Acácio Aguiar de Castro) e “Revisitando as crianças de Kanner à luz da fenomenalidade da vida de Michel Henry” (Maria Izabel Tafuri e Florinda Martins) são os estudos que encerram a segunda parte da publicação, antes das recensões e da lista das revistas recebidas.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.08.2016

 

"Humanística e Teologia": humanteol@porto.ucp.pt

 

 
Imagem Capa | D.R.
«O resultado é muito fecundo, pois, como esperamos mostrar, a misericórdia oferece-se como princípio para pensar Deus, a Igreja e a história humana, de uma maneira bastante diferente e inovadora, se comparada com a habitual razão despreocupada que caracteriza a cultura de hoje»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos