Observatório da Cultura
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Igreja e Cultura

É preciso fazer «renascer» os tempos em que a Igreja era a «fonte da Cultura»

O que é mais importante (criar, manter, repensar) na relação da Igreja com a Cultura?

A Igreja tem percorrido nos últimos anos o caminho inevitável e já inadiável de reaproximação à Cultura. É crucial que esta direção seja mantida. Temos que continuar a criar pontes e a fazer renascer os tempos não tão longínquos em que a Igreja era a grande impulsionadora e fonte da Cultura. Tivemos o privilégio do Santo Padre nos indicar claramente o caminho, aquando da sua visita a Portugal no ano passado. A Igreja deve continuar a incentivar o diálogo permanente com todos os atores do mundo da cultura, superando-se diariamente para crescer no conhecimento de outras culturas, como forma de aprofundar e anunciar a sua cultura de Verdade.

Num momento em que o mundo se centra no económico e no material, caberá à Igreja ser um centro de promoção do Homem em todas as suas vertentes. Estou certo que nos tempos mais próximos, a Igreja vai desenrolar um papel crucial na Cultura pois só através da Cultura o Homem se poderá realizar na sua plenitude. E quando tudo o resto falhar, a Igreja manter-se-á o firme bastião da promoção do Homem.

 

Este depoimento integra a edição de novembro de 2011 do "Observatório da Cultura" (n.º 16). Leia mais respostas à pergunta.

 

Duarte Brito de Goes
Grupo Política e Sociedade do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
© SNPC | 07.11.11

Foto
Capela Árvore da Vida
Foto: Nelson Garrido

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página