Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco associa-se a apelo de António Guterres para cessar-fogo imediato em todo o mundo

O papa declarou hoje que se associa ao apelo recente dlançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para um «cessar-fogo global e imediato em todos os cantos do mundo», tendo em conta a «atual emergência do Covid-19, que não conhece fronteiras».

«Associo-me a quantos acolheram este apelo, convido todos a dar-lhe seguimento, parando qualquer forma de hostilidade bélica, favorecendo a criação de corredores para a ajuda humanitária», nomeadamente para as pessoas que se encontram em situação de «maior vulnerabilidade», afirmou.

Nas palavras que proferiu após a oração do Angelus, Francisco expressou o desejo de que «o empenho conjunto contra a pandemia» possa «levar todos a reconhecer» a «necessidade de reforçar os laços fraternos, como membros de uma única família», suscitando nos responsáveis pelas nações «um empenho renovado na superação das rivalidades», através do «diálogo» e da «construtiva busca da paz», porque, frisou, «os conflitos não se resolvem através da guerra».

«O meu pensamento dirige-se de modo especial para todas as pessoas que sofrem a vulnerabilidade de serem obrigadas a viver em grupo», por exemplo, em casas de repouso e casernas, apontou.

Citando um relatório sobre direitos humanos, Francisco mencionou as «prisões sobrelotadas», que podem tornar-se «numa tragédia» para a disseminação da pandemia.

«Peço às autoridades que sejam sensíveis a este grave problema, e tomem as medidas necessárias para evitar tragédias futuras», afirmou.



«A hipocrisia com que tantas vezes se vive a fé, é morte; a crítica destrutiva para com os outros, é morte; a ofensa, a calúnia, são morte; a marginalização do pobre, é morte»



Antes, ao comentar o Evangelho proclamado nas missas deste domingo (João 11,1-45), no qual Jesus torna a dar vida a Lázaro, Francisco frisou que Deus não criou o ser humano «para o túmulo», mas para a «vida, bela, boa, alegre», porque «Ele é vida e dá a vida», assumindo «o drama da morte».

«Jesus poderia ter evitado a morte do amigo Lázaro, mas quis fazer sua a nossa dor pela morte das pessoas queridas, e sobretudo quis mostrar o domínio de Deus sobre a morte», observou.

Neste passo da Bíblia, prosseguiu o papa, constata-se que o amor de Deus e a fé do ser humano «procuram-se e, por fim, encontram-se», mesmo «no meio do choro», mesmo «quando a morte parece ter vencido».

«A resposta de Deus» ao desgosto das duas irmãs de Lázaro, Marta e Maria, a sua resposta «ao problema da morte», «não é um discurso», mas «Jesus», que diz perentoriamente: «Eu sou a ressurreição e a vida».

Referindo-se à ordem dada por Jesus para se remover o penedo que tapava a entrada do sepulcro onde Lázaro estava sepultado há quatro dias, o papa acentuou que cada pessoa é chamada a «tirar as pedras de tudo o que significa morte», as pedras que a insegurança e o egoísmo vão colocando e amontoando à entrada «do coração».

Não se trata apenas da morte física – outras há que devem ser eliminadas em vida: «Por exemplo, a hipocrisia com que tantas vezes se vive a fé, é morte; a crítica destrutiva para com os outros, é morte; a ofensa, a calúnia, são morte; a marginalização do pobre, é morte».

«Cristo vive, e quem o acolhe e adere a Ele, entra em contacto com a vida. Sem Cristo, ou de fora de Cristo, não só a vida não está presente, mas recai-se na morte», acrescentou.

A terminar, Francisco desejou «um bom domingo», e reiterou o pedido de sempre: «Por favor, não se esqueçam de rezar por mim - eu faço-o por vós. Bom almoço, e até à próxima».









 

Rui Jorge Martins
Fonte: Vatican News
Imagem: António Guterres | D.R.
Publicado em 29.03.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos