Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Brasil

Papa pede ao clero para pensar pastoral a partir das pessoas mais afastadas e promover «cultura do encontro»

«Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a paróquia», pediu este sábado o papa a bispos, padres, diáconos e seminaristas.

«Não podemos ficar encerrados na paróquia, nas nossas comunidades, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta fora para procurar e encontrar», que também «são convidados para a Mesa do Senhor».

O clero é igualmente chamado a «promover a cultura do encontro», para fazer frente à «cultura de exclusão» que ganhou espaço «em muitos ambientes», onde «não há lugar para o idoso, nem para o filho indesejado», frisou Francisco na catedral do Rio de Janeiro.

«Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas sejam regidas por dois “dogmas” modernos: eficiência e pragmatismo. Queridos Bispos, sacerdotes, religiosos e também vocês, seminaristas, que se preparam para o ministério, tenham a coragem de ir contra a corrente», apelou.

FotoAP Photo/Luca Zennaro, Pool

Francisco vincou que o clero tem de servir a «comunhão» e a «cultura do encontro»: «Permitam-me dizer: deveríamos ser quase obsessivos neste aspecto! Não queremos ser presunçosos, impondo as “nossas verdades”. O que nos guia é a certeza humilde e feliz de quem foi encontrado, alcançado e transformado pela Verdade que é Cristo, e não pode deixar de anunciá-la».

Na homilia, o papa sublinhou ainda a importância da relação próxima com Deus, que se traduz na oração e nos sacramentos, bem como no serviço a quem precisa, à imagem da beata Madre Teresa de Calcutá.

FotoREUTERS/Luca Zennaro

«Não é a criatividade pastoral, não são as reuniões ou planeamentos que garantem os frutos, mas ser fiel a Jesus (…): Contemplá-lo, adorá-lo e abraçá-lo, particularmente através da nossa fidelidade à vida de oração, do nosso encontro diário com Ele presente na Eucaristia e nas pessoas mais necessitadas», apontou.

O papa realçou também a prioridade que a Igreja deve dar aos jovens: «Não poupemos forças na formação da juventude (…). Eduquemo-los para a missão, para sair, para partir».

FotoAP Photo/Luca Zennaro, Pool

 

Programa do papa Francisco no Brasil
Horário local; mais quatro horas em Portugal continental

 

Segunda-feira, 21 de julho

16h00
Acolhida oficial no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro

17h00
Cerimónia de boas-vindas no Jardim do Palácio Guanabara
Discurso

Foto

17h40
Visita de cortesia à Presidente da República no Palácio Guanabara no  Rio de Janeiro

Estadia na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

Foto

 

Quarta-feira, 23 de julho

08h15
Partida em helicóptero do Sumaré para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Estado de S. Paulo)

09h30
Chegada ao Heliporto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Foto

10h00
Veneração da Imagem de Nossa Senhora na Sala dos 12 Apóstolos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Foto

10h30
Missa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Homilia

13h00
Almoço com a Comitiva Papal, os Bispos da Província e os Seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida

16h10
Partida em helicóptero do Seminário Bom Jesus de Aparecida para o Rio de Janeiro

17h25
Chegada ao Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro

Foto

18h30
Visita ao Hospital de São Fancisco de Assis na Providência de Deus (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT), no Rio de Janeiro
Discurso

Foto

 

Quinta-feira, 25 de julho

07h30
Missa na Residência do Sumaré

09h45
Entrega das chaves da cidade ao papa; bênção das bandeiras olímpicas no Palácio da Cidade

Foto

11h00
Visita à Comunidade de Varginha em Manguinhos
Discurso

Foto

18h00
Festa de acolhida dos jovens na Praia de Copacabana
Saudação e discurso

Foto

 

Sexta-feira, 26 de julho

7h30
Missa na Residência do Sumaré

10h00
Confissão de alguns jovens da XXVIII JMJ no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista

Foto

11h30
Breve encontro com alguns jovens detidos (Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim)

Foto

12h00
Oração do Angelus Domini do balcão central do Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim
Alocução

12h15
Saudação ao Comité Organizador da 28.ª Jornada Mundial da Juventude e aos Benfeitores (Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim)

13h00
Almoço com os jovens no Salão Redondo no Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim

18h00
Via-sacra com os jovens na Praia de Copacabana
Discurso

 

Sábado, 27 de julho

09h00
Missa com os bispos da 28.ª Jornada Mundial da Juventude e com os sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral de São Sebastião
Homilia

Foto

11h30
Encontro com a classe dirigente do Brasil no Teatro Municipal
Discurso

Foto

13h30
Almoço com os cardeais do Brasil, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, bispos da Região e comitiva papal (Centro de Estudos do Sumaré)

19h30
Vigília de oração (praia de Copacabana) (inicialmente prevista para o "Campus Fidei", em Guaratiba, mas mudada por causa das condições atmosféricas adversas)
Discurso

 

Domingo, 28 de julho

10h00
Missa (praia de Copacabana) (inicialmente prevista para o "Campus Fidei", em Guaratiba, mas mudada por causa das condições atmosféricas adversas)
Homilia

Oração do Angelus Domini
Alocução

14h00
Almoço com a comitiva papal (Centro de Estudos do Sumaré)

16h00
Encontro com a Comissão de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) (Centro de Estudos do Sumaré)
Discurso

16h40
Despedida da Residência do Sumaré

17h30
Encontro com os Voluntários da Jornada Mundial da Juventude (Pavilhão 5 do Rio Centro)
Discurso

Foto

18h30
Cerimônia de despedida (Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim)
Discurso

19h00
Partida para Roma

 

Segunda-feira, 29 de julho

11h30 (10h30 em Portugal)
Chegada a ao Aeroporto de Roma (Ciampino)

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 27.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Catedral do Rio de Janeiro, 27.7.2013
AP Photo/Luca Zennaro, Pool

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página