Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Patrício, amo-te

«Um dia da minha vida, ao passar por uma estrada de Buenos Aires, vi uma frase numa parede. Tinta colorida numa superfície sem alma. Três palavras: "Patrício, amo-te. Papá". Nunca me tinha acontecido, em quase 50 anos, ter visto um grafito dedicado por um pai a um filho.»

Também gosto, quando caminho pelas ruas da minha cidade, de capturar um fragmento dos diálogos de pessoas, e das frases suspensas imaginar uma história que a elas seja subentendida.

Foi o que fez Walter Veltroni com o seu livro “Senza Patricio”, que partiu daquele curioso escrito mural. O político, escritor, jornalista, realizador e antigo presidente da Câmara Municipal de Roma imaginou cinco histórias que poderiam explicar aquela declaração.

Não querendo falar dessas histórias, mesmo se a sugestão que aquelas páginas oferecem é muito forte, gostaria, no entanto, de sublinhar um aspeto que vale para todas as relações humanas, ou seja, a necessidade de superar mais vezes o implícito.

Quantas vezes deixamos no coração sentimentos que não expressamos, quantas vezes detemos um gesto de ternura e bloqueamos na garganta uma palavra doce e sincera.

Talvez o pudor, ou a suspeita de nos excedermos e de sermos mal compreendidos, ou ainda a promessa de o fazermos ou dizermos noutra ocasião façam com que se extingam em nós muitos dons que poderiam tornar mais viva, fresca e jubilosa a nossa ligação com quem está junto de nós.

E assim pode acontecer que, após a morte da pessoa que nos é querida ou quando se consuma o afastamento, se lamente o ter ficado calado, o ter negado aquela pequena alegria ao outro, o não lhe ter confessado quanto era importante para nós.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: Bigstock.com
Publicado em 03.01.2019 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos