Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Distinção

Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes para a diocese de Beja

A diocese de Beja foi distinguida com a sexta edição do Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em nome da Igreja Católica.

O júri considera que “a forma criativa e empenhada” com que Beja “tem sabido colocar a Cultura como campo prioritário da missão da Igreja” é um “testemunho” para as dioceses portuguesas.

O reconhecimento, que realça o trabalho do Departamento do Património Histórico e Artístico, valoriza a “conservação cuidada” dos bens culturais e o seu envolvimento num “diálogo contemporâneo e inventivo”.

Os jurados consideram que a distinção enaltece "uma obra que, ao longo das últimas décadas e no presente, se tem cimentado como modelo de excelência e semente de esperança".

“Que tudo isto aconteça numa Igreja com escassas possibilidades económicas, e periférica em relação aos grandes centros de circulação cultural, só evidencia o seu mérito e exemplaridade”, lê-se na justificação do Prémio, que resulta de uma parceria com a Rádio Renascença.

É a primeira vez que o Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes vai ser entregue a um Organismo, depois de nos anos anteriores ter distinguido o poeta Fernando Echevarria, o cientista Luís Archer s.j., o cineasta Manoel de Oliveira, a professora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira e o político Adriano Moreira.

 

© SNPC | 05.12.10

Foto
Sé de Beja
Foto: marserg

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página