Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Perfil

A escola de Adriano Moreira

O Prof. Adriano Moreira foi quem, na segunda metade do século XX, mais contribuiu em Portugal para a afirmação autónoma e institucional da disciplina de Ciência Política e Relações Internacionais.

Figura de académico respeitado, formador de gerações de cientistas sociais e políticos, mas também homem público, que marcou o curso político do seu tempo, assumindo responsabilidades ministeriais reformistas nos anos 60, em plena guerra do Ultramar, e desempenhando, já com a democracia estabelecida, as funções de deputado e de dirigente partidário. (...) O contributo decisivo para a afirmação da Ciência Política e Relações Internacionais deu-o o Prof. Adriano Moreira através de uma teorização própria da disciplina e de um enfoque metodológico do político, entendido quer a nível nacional quer a nível internacional.

De formação jurídica e católica, institucionalista e jusnaturalista por convicção, Adriano Moreira cedo ensaiou a síntese dessa tradição com os mais recentes contributos das ciências sociais de matriz anglo-saxónica, procurando conciliar o normativismo jurídico com o experimentalismo comportamentista e comparativo. Sem nunca ceder nem ao enfeudamento do estudo da política ao estudo do direito, constitucional e internacional, nem à emancipação positivista e empirista dos valores que uma certa sociologia pré-weberiana tivera a veleidade de cultivar, com reflexos difusos em várias áreas académicas.

Colocando-se na linha dos fundadores do direito internacional, Adriano Moreira retoma a importância dos valores e das motivações doutrinárias como justificadores das intervenções no complexo xadrez das relações internacionais. A política internacional é feita não apenas de interesses mas também de valores.

 

Manuel Braga da Cruz
Reitor da Universidade Católica Portuguesa
In Cristãos & Pimenta. Ed. Almedina
21.04.09

Adriano Moreira

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página