Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O presépio do Museu de Aveiro

«O Natal comemora a alegria do nascimento de Cristo, sendo a segunda festa mais importante para a Igreja Católica, a seguir à Páscoa. Segundo os evangelhos de Lucas e Mateus, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém, na província romana da Judeia, para comparecer a um censo, tendo Jesus nascido durante a viagem numa simples manjedoura.

A representação do Presépio, memória visual do nascimento de Cristo, tão difundida na arte portuguesa e na cultura popular, era também meio de doutrinação, motivo pelo qual foi sempre objeto de exposição para devoção, tendo particular eco nas casas religiosas.

A presença do boi e do burro a rodear a Sagrada Família não consta dos textos dos quatro Evangelhos, mas a tradição de os representar perdurou até aos nossos dias, quer nas representações mais humildes e populares quer nas mais eruditas, elaboradas pelas mãos de grandes artistas. Se através do seu bafo aqueciam o Menino, conferindo-lhe ou aproximando-O da Sua natureza humana, simbolicamente atestam o domínio de Jesus sobre o Bem e o Mal.

Tendo sido alvo de intervenção pelo laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Aveiro | Santa Joana, este presépio em maquineta de pendurar encontra-se em exibição na exposição “A Arte dos Presépios Portugueses na coleção do Museu”, que estará aberta ao público até ao próximo dia 13de janeiro de 2019, no horário do Museu (3ª fª a DOM - exceto o dia 25 de dezembro e o dia 1 de janeiro de 2019 - das 10h00 às 12h30, das 13h30 às 18h00): https://www.facebook.com/events/501461350262142/

Obra: “Natividade” | Presépio em maquineta de pendurar | Séc. XVIII | Trabalho português | Barro policromado, madeira e vidro | Proveniente do Convento de Jesus, Aveiro | Inv. 209/B



Imagem D.R.

 

SNPC
Imagem: D.R.
Publicado em 16.12.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos