/head Presépios: Espiritualidade cristã e interculturalidade marcam novo espaço com 1300 exemplares | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Presépios: Espiritualidade cristã e interculturalidade marcam novo espaço com 1300 exemplares

«Transmitir a mensagem do Nascimento de Jesus Cristo revelada na Bíblia e a interculturalidade de expressões concretizadas nos Presépios» são os objetivos do novo espaço museológico que vai ser inaugurado este sábado, em Fátima.

Além do número de exemplares agora expostos, mais de 1300, a Coleção “Evangelho da Vida”, exposta no Centro Bíblico dos Capuchinhos, distingue-se pelo local reservado aos presépios portugueses, evocativo de uma gruta, refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A Coleção, com inauguração marcada para as 15h00, assume-se como «mais um polo de Cultura e Evangelização, onde a Palavra de Deus é transmitida na tradução e edição da “Bíblia Sagrada”, na Revista “Bíblica”, no Jardim Bíblico» e em iniciativas formativas que relacionam a Bíblia com a existência humana.

O percurso expositivo divide-se em cinco núcleos (“As fontes”, “A promessa”, “O cumprimento”, “O anúncio” e “S. Francisco e o seu presépio”),revelando em múltiplas expressões artísticas e multimédia a história que antecede o nascimento de Jesus, a sua manifestação, e, depois, o anúncio aos povos por parte das comunidades cristãs, até chegar à origem da representação da cena da natividade, pela intuição do santo de Assis, em Greccio, atual Itália.



O título da Coleção, “Evangelho da Vida”, inspira-se na encíclica homónima do papa S. João Paulo II, que no primeiro número evoca o nascimento de Jesus, acrescentando que «no Natal, manifesta-se também o sentido pleno de todo o nascimento humano»



Cada povo tem representado o presépio «segundo a sua cultura e os seus costumes, incluindo a paisagem e os animais do seu meio», o que na exposição é organizado por continentes.

De África podem apreciar-se exemplares de Angola, África do Sul, Argélia, Burundi, Cabo Verde, Egito, Etiópia, Guiné Bissau, Haiti, Madagáscar, Moçambique, Níger, Quénia, República Democrática do Congo, Ruanda, S. Tomé, Senegal, Suazilândia, Tanzânia, Tunísia e Zimbabué.

Canadá, EUA, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Venezuela são os países do continente americano “representados” na coleção.

Da Ásia o visitante pode conhecer presépios do Bangladeche, Birmânia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Jordânia, Palestina, República Popular da China/Taiwan, Rússia, Tailândia, Timor-Leste, Turquia e Vietname.

Além de Portugal, o Velho Continente apresenta-se com obras da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Suécia e Suíça.

O título da Coleção, “Evangelho da Vida”, inspira-se na encíclica homónima do papa S. João Paulo II, que no primeiro número evoca o nascimento de Jesus, acrescentando que «no Natal, manifesta-se também o sentido pleno de todo o nascimento humano, pelo que a alegria messiânica se revela fundamento e plenitude da alegria por cada criança que nasce».

O Centro Bíblico dos [Franciscanos] Capuchinhos situa-se na Av. Beato Nuno, 407. As visitas guiadas devem ser marcadas com antecedência (colecaodepresepios@gmail.com; telefones: 249 530 215, 249 539 390).


 

Rui Jorge Martins
Imagem: "Gruta" com presépios portugueses | Coleção "Evangelho da Vida" | D.R.
Publicado em 03.01.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos