Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo”

O Centro de Cultura e Formação Cristã da diocese de Leiria-Fátima propõe para janeiro e fevereiro um ciclo de seis conferências inseridas no tema é “Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo”.

A iniciativa «contará com a presença de cinco orientadores a partir de perspetivas e abordagens diferentes e complementares», explica uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

As intervenções têm o propósito de refletir sobre a literatura sapiencial no Antigo Testamento, «mas também a sua relevância para a vida crente, hoje». 

«Que palavra nos diz a Sabedoria, hoje? Para que horizonte de vida nos remete? A literatura sapiencial é a vida toda, nua e crua, fecundada pelo Horizonte da vida em Deus», assinala a organização.

O programa começa a 18 de janeiro com a conferência “Salmos: tudo o que é humano é rezável?”, que D. António Couto, bispo de Lamego e biblista, apresenta em duas partes.

“O íntimo de Deus: vida crente como história de amor no Cântico dos Cânticos” é o tema que a biblista Luísa Almendra apresenta a 25 de janeiro, seguindo-se “Que diz Job, hoje, ao homem que sofre?”, por Américo Pereira, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.

Por fim, a 1 de fevereiro, “‘A sabedoria clama nas ruas’ (Pr 1,20): habitar um horizonte profético”, pelo também biblista Bernardo Corrêa d’Almeida, e “Um tempo para tudo no tempo da espera (Ecl 3)”, proferida por Cátia Tuna, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica.

As conferências integram o ciclo Bíblia e Teologia promovido pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, mas a participação é aberta a todos os interessados.

As sessões decorrem no Seminário de Leria (19h15-20h45, 21h00-22h30) e as inscrições devem ser feitas junto da secretaria da instituição.


 

SNPC
Fonte: Centro de Cultura e Formação Cristã - Leiria-Fátima
Publicado em 08.01.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos