Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “Silêncio, o mestre dos mestres”

«O silêncio é indispensável a todos os homens, para o próprio equilíbrio da pessoa humana, habitada pela presença de Deus, a quem a reverência e o silêncio sagrado são adequados. Mas no mundo em que vivemos, o silêncio foi enviado para o exílio. Podemo-lo ainda encontrar nos mosteiros, nos lugares de vida contemplativa, em que se dá o primado a Deus, pela escuta da sua Palavra e pela sua adoração. Portanto, é urgente procurá-lo e colocá-lo de volta no centro das nossas vidas.»

É com estas palavras que abre o prefácio do livro “Silêncio, o mestre dos mestres – Doze passos para um caminho de espiritualidade”, que a Paulus Editora se prepara para lançar.

«Neste seu pequeno livro, Frei Emiliano Antenucci traz o silêncio para o nosso caminho de maneira prática e convincente. Revendo várias situações existenciais e citando textos sugestivos de autores espirituais antigos e contemporâneos, destaca doze etapas indispensáveis para um autêntico caminho de espiritualidade marcado pelo silêncio», assinala o texto introdutório.

Este itinerário dá acesso a um «silêncio inicial, prelúdio de outros silêncios mais profundos», «indispensável» para suscitar a «humildade, da qual deriva a alegria, uma alegria interior e criativa».

«O caminho espiritual aqui proposto tende a plasmar o coração do homem sobre o coração de Cristo; os seus passos, as suas etapas, coincidem com as etapas da missão redentora de Cristo e resumem-se na luta contra o mal, na superação das várias provações e tentações, obtendo forças da oração.

Ao citar «com abundância textos sugestivos de autores espirituais antigos e contemporâneos», o autor, sacerdote da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mentor dos cursos “Silêncio, fala o Silêncio”, oferece «um pequeno livro prático na sua forma e bem estruturado no seu conteúdo», que pode «servir qualquer cristão, seja consagrado ou leigo, que queira cada vez mais aprofundar a sua procura por Deus e reforçar a relação de amor com Cristo e com os irmãos».


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 29.01.2020 | Atualizado em 08.10.2023

 

Título: Silêncio, o mestre dos mestres - Doze passos para um caminho de espiritualidade
Autor: Emiliano Antenucci
Editora: Paulus
Páginas: 88
Preço: 6,90 €
ISBN: 9789723021585

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos