Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Tomáš Halík tem novo livro e regressa a Portugal para conferências

O padre e teólogo católico checo Tomáš Halík vai regressar a Portugal, em novembro, para lançar um livro e proferir três conferências, anunciou a Paulinas Editora.

A obra, intitulada “Diante de ti, os meus caminhos” (384 páginas, 23 €), estará disponível nas livrarias a partir de 15 de outubro.

«Com a sua história de vida, Tomáš Halík leva-nos a muitos lugares inusitados e a diferentes situações de vida», refere o texto de apresentação da obra, enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Nascido em 1948, o autor «descreve a sua infância no estalinismo, a sua conversão ao cristianismo, a “Primavera de Praga” e a ocupação soviética em 1968, a sua secreta ordenação sacerdotal e o seu trabalho na “Igreja clandestina”».

«Faz também o relato do seu envolvimento na “Revolução de Veludo” em 1989 e das mudanças ocorridas durante a construção da democracia. Ao fazê-lo, ele não apenas documenta o seu processo de maturidade intelectual e espiritual, mas também fala, abertamente, das suas crises e conflitos internos», descreve a editora.

Tomáš Halík, prossegue a nota, situa-se na «tradição de Santo Agostinho, que criu um novo género literário com as suas “Confissões” – a combinação da autobiografia com considerações teológicas e filosóficas».

Professor catedrático da Faculdade de Letras na Universidade Carolina de Praga, Halík, também filósofo e sociólogo, foi banido do ensino superior durante o período comunista.

Após a ordenação sacerdotal, trabalhou como psicoterapeuta de toxicodependentes e na sequência da queda do regime comunista, em 1989, prestou serviço como conselheiro do presidente checo Václav Havel, assumindo também o cargo de secretário-geral da Conferência Episcopal Checa.

O papa S. João Paulo II nomeou-o, em 1992, para integrar a estrutura do Conselho Pontifício para o Diálogo com os Não Crentes. Em 2014, recebeu o Prémio Templeton por contribuições excecionais ao desenvolvimento da dimensão espiritual da vida.

 “Paciência com Deus” (2013), “A noite do confessor” (2014), “O meu Deus é um Deus ferido” (2015) e “Quero que Tu sejas!” (2016) são os outros livros de Halík, traduzidos em 11 línguas, publicados em Portugal pela Paulinas Editora.

O programa de intervenções de Tomáš Halík, sempre em Lisboa, inicia-se na manhã de 21 de novembro, na Universidade Católica.

No mesmo dia, ao «final da tarde», realiza-se uma «grande conferência» no auditório do colégio São João de Brito, intitulada "Voltar a refletir - Razão, esperança e fé numa era do populismo".

A 22 de novembro, igualmente ao «final da tarde», a capela do Rato acolhe uma conversa sobre o livro "Diante de ti, os meus caminhos". Para a mesma data, embora sujeita a confirmação, anuncia-se uma sessão de autógrafos na livraria Paulinas.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 03.10.2018 | Atualizado em 08.10.2023 (acrescentaram-se dados de agenda)

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos